Juiz-forano integra time do Flamengo de League of Legends

Breno Medeiros, de 22 anos, é reforço do rubro-negro para 2024


Por Vinicius Soares

13/02/2024 às 07h00

breno 1 foto reproducao 1
Breno (o primeiro à esquerda) participou de reality antes de ir para o Flamengo (Foto: Reprodução/Instagram)

Os e-Sports, com o passar dos anos, vêm quebrando paradigmas e superando preconceitos no meio esportivo, por conta de sua alta popularidade. Nesse sentido, clubes tradicionais do Brasil começaram a enxergar os esportes eletrônicos de outra maneira e passaram a investir na prática profissional. Um dos protagonistas no cenário nacional é o Flamengo, que criou uma equipe de League of Legends (LoL) em 2017 e, desde então, é protagonista na modalidade. Neste ano, o elenco rubro-negro conta com o juiz-forano Breno Medeiros, de 22 anos. À Tribuna, o novo atleta do rubro-negro carioca conversou sobre seu início no LoL, e como surgiu a oportunidade de defender as cores do Mais Querido.

Breno começou a jogar League of Legends por influência de seus amigos de escola e logo desenvolveu gosto e habilidade no jogo, graças a sua veia competitiva. Dessa forma, Breno, por conseguir se destacar cada vez mais no LoL, notou e apostou na prática profissional do e-sport. “Eu percebi que realmente conseguia jogar como profissional, assim, foi quando eu, pela primeira vez, peguei Diamante 1 (um dos elos mais altos no jogo). Ali eu falei: ‘acho que se me esforçar bastante eu consigo’. Foi bem difícil no começo, mas acho que quando cheguei nesse nível e comecei a pensar em me tornar um pro-player (profissional na modalidade), vi que talvez eu conseguiria realmente me tornar um jogador profissional”, relata.

Começo promissor

Sabendo que poderia conseguir se consolidar no meio profissional do e-Sport, Breno participou de um reality show de jovens atletas de League of Legends, e lá conseguiu a projeção desejada. “Minha carreira começou quando eu ganhei o Gillete Ultimate Legends Training (ULT) — reality show que visa revelar novos atletas de LoL. De lá, eu fui para a Red Academy e ganhei um contrato de três meses e, se eu fosse bem, continuaria. Consegui seguir na Red Academy, e fomos vice-campeões do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), e eu acabei não jogando as finais. Fui para a Rise Gaming, e ganhei bastante campeonatos lá”, explica Medeiros.

Oportunidade do Flamengo

Em 2023, Breno estava jogando pela W7M, equipe “Tier 3”, equivalente à Terceira Divisão do LoL, e disputou as fases finais para se classificar para o CBLoL Academy, que seria a Segunda Divisão, mas acabou ficando em terceiro e não conseguiu o acesso, já que apenas os dois primeiros eram promovidos – na ocasião, foram Geração Estrutura (GE) e XV.

O Flamengo, que desejava retornar com o seu time de League of Legends, desativado desde 2022, comprou a vaga do Geração Estrutura e passou a integrar o Academy. Com essa mudança, surgiu a oportunidade para Breno mudar de equipe. “Quando eu recebi a notícia que surgiu a vaga, o Flamengo entrou em contato comigo para saber sobre o meu contrato. As equipes conversaram e conseguiram fechar uma transferência, e saí da W7M e fui para o Flamengo. Isso tudo aconteceu em poucos dias, foi tudo bem rápido. De uma hora pra outra, eu estava no Flamengo. Fiquei bem feliz com o decorrer da caminhada e ter crescido tão rápido, assim, foi bem engraçado e muito legal”, conta o juiz-forano.

breno 2 foto reproducao
Breno posa com companheiros de Flamengo (Foto: Reprodução/Instagram)

Breno, que usa o nickname “niN” no LoL, buscará o tetracampeonato do CBLoL Academy pelo Flamengo neste ano, principal objetivo da equipe em 2024. Além das metas coletivas, Breno também almeja conquistas individuais. “Meu objetivo, individualmente, é melhorar bastante como jogador, e evoluir pra conseguir jogar no CBLOL este ano ou no ano que vem, no máximo. Busco evoluir bastante individualmente como jogador e também como pessoa. Nesse tempo que eu estiver no Flamengo, quero ganhar tudo que eu conseguir, porque essa torcida do Flamengo é surreal. Nunca joguei num time com uma torcida tão grande como a do Flamengo. A cobrança deles sobre nós é muito grande, eles são muito fanáticos, e por isso meu maior objetivo no Flamengo é ganhar tudo que eu conseguir por essa torcida incrível que temos”, projeta o atleta.

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.