JF Vôlei faz último jogo fora de casa no Mineiro contra o Sada Cruzeiro

Equipe fez quatro dos seis pontos possíveis longe de Juiz de Fora no estadual


Por Vinicius Soares

12/09/2025 às 06h00

O JF Vôlei irá fazer o seu terceiro e último jogo fora de casa pela primeira fase do Campeonato Mineiro nesta sexta-feira (12). A equipe enfrenta o Sada Cruzeiro no Ginásio do Riacho, em Contagem, às 20h. A partida é válida pela segunda rodada do estadual e será transmitida pelo canal do YouTube do jornal O Tempo.

O JF Vôlei chega para o confronto com dois jogos disputados, ambos fora de casa, e quatro pontos somados. A equipe foi derrotada por 3 a 2 para o Praia Clube na última sexta-feira (5) e venceu o Araguari por 3 a 0 no domingo (7), em jogo adiantado da terceira rodada do estadual. Com isso, o time juiz-forano ocupa a segunda posição do Campeonato Mineiro, dois pontos atrás do líder Itambé Minas.

JF VOLEI 08 FOTO LEONARDO COSTA
Gaspar entende que parte mental é fundamental diante do excesso de viagens (Foto: Leonardo Costa)

Para jogar as duas partidas fora de casa, o JF Vôlei foi ao Triângulo Mineiro, o que significa que a equipe percorreu cerca de 1.600 quilômetros de estrada, somando a ida e a volta para Juiz de Fora. Para o levantador Gaspar Bitar, o desgaste causado pelas viagens é normal na rotina de um jogador profissional e que isso não atrapalha na preparação para o jogo contra o Sada Cruzeiro.

“O corpo técnico está trabalhando bem durante a semana e nos preparando para o próximo jogo, sobretudo com uma preparação mental também para substituir a parte física. O cansaço acumulado é importante, mas todas as equipes vão passar por isso, então temos que estar preparados mentalmente para enfrentar as partidas que virão”, afirma.

O técnico do JF Vôlei, André Silva, afirma que o cansaço faz parte, mas que será uma constante na rotina dos jogadores durante a temporada. “A Superliga é isso, são dois jogos por semana, é intenso, então temos que aproveitar muito o dia a dia de treino. Começamos a pré-temporada um pouco antes já visando isso. A gente já alertou o time de que às vezes não daria tempo para treinar entre um jogo e o outro. Mas tudo é um conjunto entre a partes física, técnica e mental. A gente tenta equilibrar o máximo possível”, relata.

Adversário conhecido

Durante a pré-temporada, o JF Vôlei enfrentou o Sada Cruzeiro duas vezes, sendo superado em ambos por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 26/24 e 25/17 no primeiro jogo e 25/21, 25/18 e 25/16 no segundo. Apesar das derrotas, Gaspar avalia que a equipe se comportou bem em quadra e entende que os jogos-treino mostraram elementos que podem ser usados para conseguir um bom resultado.

“Tivemos muitas coisas boas durante esses dois jogos que temos que replicar agora em uma partida oficial, que sabemos bem que tem outro peso. Nós já os conhecemos e já sabemos como jogam. Nós os analisamos e treinamos para fazer o melhor jogo possível. Não tenho dúvidas que podemos alcançar um grande resultado”, projeta o levantador.

André recorda que o primeiro jogo do Sada Cruzeiro na temporada foi uma vitória apertada, jogando em casa, por 3 sets a 2 sobre o Monte Carmelo. “Isso já liga o alerta no time deles, mas a gente espera um bom jogo, com entrega, para, quem sabe, conseguir algum ponto rumo à nossa classificação”, diz.

JF VOLEI 03 FOTO LEONARDO COSTA
Para André, qualquer ponto conquistado é valioso para garantir a classificação (Foto: Leonardo Costa)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.