Pelo hepta: Atlético-MG estreia contra o Betim no Campeonato Mineiro

Galo de Sampaoli busca o heptacampeonato e terá equipe alternativa na primeira partida oficial da temporada, mas pode contar com Júnior Santos


Por Tribuna de Minas

11/01/2026 às 11h00

O Atlético-MG estreia no Campeonato Mineiro neste domingo (11), contra o Betim, às 18h (de Brasília), na Arena MRV, e poderá contar com Júnior Santos. O atacante foi liberado do departamento médico na sexta-feira (9) e está em condições de ser relacionado para a partida.

Ex-Botafogo, onde foi campeão da Libertadores, Júnior Santos passou por cirurgia em outubro do ano passado para correção de ruptura dos tendões adutor direito e reto abdominal, na região do púbis, e não entrou mais em campo desde então. Durante o período de férias dos demais atletas, o jogador realizou atividades diárias no CT do Galo para acelerar o processo de recuperação.

Sob o comando de Jorge Sampaoli, o elenco realizou mais dois treinamentos na sexta-feira visando a estreia diante do Betim. Para o início da temporada, a tendência é que o treinador utilize uma equipe mista, com a presença de atletas formados na base.

A provável escalação do Atlético tem Everson; Natanael, Samuel, Tressoldi, Vitão e Pascini; Igor Gomes, Cissé e Reinier; Cuello e Júnior Santos.

Pelo hepta: Atlético-MG estreia contra o Betim no Campeonato Mineiro
Legenda: Após temporada com lesões e críticas, Júnior Santos tenta dar a volta por cima no Galo (Foto: Juliana Veiga / Atlético)

Prêmio ao Atlético-MG em caso de hepta

Atual campeão estadual e vencedor das últimas seis edições do Campeonato Mineiro, o Atlético pode alcançar um feito inédito em 2026: o heptacampeonato consecutivo. Caso conquiste o título novamente, o clube receberá uma premiação especial em dinheiro, conforme noticiou O Tempo.

A H2bet, patrocinadora máster do Atlético, confirmou que pagará um bônus de R$ 1,5 milhão ao clube em caso de nova conquista estadual. A mesma premiação já havia sido concedida na temporada passada, quando o Galo venceu o América na final.

O contrato com a casa de apostas foi firmado em dezembro de 2024, com valores próximos a R$ 60 milhões por ano, além de bônus previstos em contrato por conquistas de títulos.

Regulamento do Campeonato Mineiro

Na primeira fase, as equipes foram divididas em três grupos com quatro times cada. Os clubes enfrentam apenas adversários das outras chaves, totalizando oito rodadas. Avançam às semifinais os líderes de cada grupo e o segundo colocado de melhor campanha geral. Os dois piores lanternas serão rebaixados.

As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis. A final será em jogo único, no dia 7 de março, com mando de campo a cargo da Federação Mineira de Futebol (FMF). Se houver empate, a definição do campeão também ocorrerá nas penalidades.

O Troféu Inconfidência foi mantido e será disputado em formato de semifinal e final, com a participação do quinto ao oitavo colocados na classificação geral da primeira fase. O Athletic, de São João del-Rei, é o atual bicampeão do torneio.

Além disso, o uso do árbitro de vídeo (VAR) está confirmado para todas as partidas da competição, desde a fase classificatória, com os custos arcados pela FMF.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.