Expresso Mantiqueira: trem turístico volta a operar entre Cruzeiro e Passa Quatro

Reativação retoma rota do século 19 que foi porta de entrada ferroviária para o sul de Minas e a Serra da Mantiqueira


Por Agência Content Box

08/01/2026 às 12h29

Após mais de duas décadas sem transporte de passageiros, o Expresso Mantiqueira voltou a circular em um trecho histórico da antiga ferrovia que conecta os municípios de Cruzeiro, em São Paulo, e Passa Quatro, no Sul de Minas. Inaugurado no século 19 durante o Império, o eixo ferroviário funcionou como porta de entrada ferroviária para o Sul de Minas e a Serra da Mantiqueira. O passeio teve uma pré-estreia realizada em 5 e 6 de julho de 2025. O próximo está programado para o dia 18 de janeiro, com saídas às 10h e às 12h.

O percurso totaliza cerca de 12 quilômetros, considerando ida e volta, e tem duração aproximada de 1h30, incluindo uma parada técnica antes do retorno à estação central. A operação é conduzida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), por meio de sua Regional Sul de Minas, e integra um esforço de recuperação de trechos ferroviários que tiveram relevância histórica para Minas Gerais, especialmente no escoamento de produção e no deslocamento de pessoas ao longo do século 20.

trem turístico expresso mantiqueira
Próximo passeio acontece em 18 de janeiro (Foto: Reprodução/ Expresso Mantiqueira)

Ingressos para o Expresso Mantiqueira

Os ingressos têm valores entre R$ 50 e R$ 120. A organização orienta a compra antecipada, pelo site, devido à limitação de lugares. O acesso à estação ferroviária de Cruzeiro, assim como à área de estacionamento, é feito pela Rua Engenheiro Antônio Penido, na região central da cidade. A bilheteria funciona aos sábados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.