Tupi visita Bragantino fora de casa e pode ir do céu ao inferno
Carijó encara paulistas às 16h deste sábado, no Estádio Nabi Abi Chedid
Um turno em que, durante quase todas as rodadas, uma partida podia levar o Tupi do céu ao inferno na tabela de classificação. O equilíbrio sempre presente nos discursos de atletas e profissionais da comissão técnica carijó é evidente dentro e fora das quatro linhas. Para isto, basta pegar de exemplo o duelo do Galo neste sábado, às 16h, contra o Bragantino (SP), pela última rodada dos jogos de ida da fase classificatória da Série C. Se o Alvinegro vence, pode voltar do Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), com a liderança na bagagem. Uma derrota, contudo, o aproxima ainda mais da zona de rebaixamento (ver quadro).
Este cenário do grupo dos juiz-foranos é abordado com frequência pelo técnico Aílton Ferraz. Para ele, a tabela não permite que nenhum clube desligue o alerta quanto às chances de vaga no Z2. “Já estivemos na zona de rebaixamento e sabemos que todos estão oscilando. Qualquer vacilo e podemos ir para último lugar. Temos que trabalhar com o planejamento que tem como primeiro pensamento evitar o descenso. Depois vamos tentar subir. Para manter a equipe precisamos entrar forte, ligados contra o Bragantino”, destaca o comandante.
Para isso, mais uma novidade é aguardada na equipe principal. Com os atacantes sem gols ainda na competição, Aílton irá testar novo camisa 9. Com maior mobilidade que os companheiros Flávio Carvalho e Rafael Teixeira, Ítalo, 20 anos, irá ganhar chance no time. A falta de tentos do setor, para o técnico, é consequência de função tática.
“A tranquilidade maior é saber que não temos tomado muitos gols. A primeira marcação é lá na frente. Às vezes, o cara se abdica de fazer o gol para ajudar a equipe. Mas ainda assim eles estão tendo oportunidades. A bola não tem entrado, mas tenho certeza que isso vai mudar. Temos feito também um revezamento. O Rafael teve as chances dele, nos ajudou e vai nos auxiliar ainda, está de fora porque sentiu as costas. O Flávio também teve, e agora é a vez do Ítalo. Não podemos ter um time engessado. Hoje não dá para trabalhar assim pelas lesões e suspensões”, analisa.
Com o zagueiro Patrick na vaga do suspenso Edmário, o provável Galo tem Paulo Henrique; Lucas, Patrick, Fernando e Bruno Santos; Marcel e Leandro Brasília; Romarinho, Diego Luis e Andrey; Ítalo.
Do outro lado, o Bragantino terá a estreia do técnico Roberto Fonseca, contratado nesta semana após demissão de Alberto Félix. A equipe paulista não vence há quatro rodadas.