Diretor do Flamengo critica arbitragem e aponta suspeitas de favorecimento ao Palmeiras
José Boto classificou atuação dos árbitros no Brasileirão como “vergonhosa” após rodada que colocou o rival na liderança

O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, fez duras críticas à arbitragem brasileira após a derrota do clube para o Bahia por 1 a 0, no domingo (5), em Salvador. Apesar de o time rubro-negro ter atuado com dois jogadores expulsos, o dirigente concentrou suas reclamações em outra partida da rodada — o clássico entre Palmeiras e São Paulo, vencido pelos alviverdes por 3 a 2, após um lance polêmico não marcado pelo árbitro Ramon Abatti Abel.
“Não falo do jogo de hoje, falo da percepção que eu tinha quando estava na Europa, onde se falava muito da arbitragem brasileira e eu não entendia bem o motivo. Hoje consigo perceber”, declarou Boto, em entrevista na zona mista da Arena Fonte Nova.
O dirigente afirmou que há situações “vergonhosas” em outras partidas e sugeriu que os erros se repetem sem correção. “Tentamos falar com a CBF, mas segue igual. O que se passa nos outros jogos deixa suspeitas do que acontece por trás”, disse o português.
Com os resultados da rodada, o Palmeiras igualou os 55 pontos do Flamengo e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro por ter uma vitória a mais. Questionado se via favorecimento ao time paulista, Boto respondeu: “Basta vocês verem o que se passa. Eu não estou a acusar ninguém, mas, como estrangeiro, isto não me cheira bem”.
Ele também criticou a falta de uniformidade nas decisões dos árbitros. “Não me parece que seja apenas falta de qualidade. Eles apitam de uma maneira num estádio e de outra em outro. Isso prejudica o nosso trabalho e o esforço dos jogadores, embora saibamos que também precisamos melhorar”.
Após as críticas públicas, a Comissão de Arbitragem da CBF anunciou o afastamento dos árbitros e dos assistentes do VAR que atuaram nas partidas São Paulo x Palmeiras e Red Bull Bragantino x Grêmio. Segundo nota oficial, os profissionais passarão por “treinamento, aprimoramento e avaliação interna” antes de retornarem às escalas.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe