Rafael Novaes destaca volume na estreia e distanciamento do extracampo no Tupi
Técnico carijó entende que atletas “compraram a ideia” pela atuação na vitória sobre o Ipatinga e permanece em análise de jogadores sub-24 para o elenco
O Tupi venceu o Ipatinga por 2 a 1 no último sábado (3), na estreia do Módulo II do Campeonato Mineiro, em Juiz de Fora, e o técnico Rafael Novaes se mostrou satisfeito com o que viu em campo de seus atletas, sobretudo após a obrigatória reconstrução do time depois da saída de dez nomes pelo rompimento de parceria com investidor restando apenas duas semanas para a largada do torneio estadual.
“Foi uma estreia nervosa e que envolve muitas coisas. Nós conhecíamos pouco o time do Ipatinga, mas tudo valeu a pena porque o que trabalhamos nos treinamentos, conseguimos colocar no plano de jogo. Foi gratificante ver a entrega, todos os atletas compraram a ideia, e ver que, apesar de refazer a equipe depois de perder dez jogadores, vimos que temos atletas que podem entregar mais ao clube”, ressaltou o treinador juiz-forano.
Conforme Rafael, ao passo que o Tupi colecionou chances de gol desperdiçadas na primeira apresentação da temporada, a demanda de melhora também significa um elevado volume de jogo ofensivo. “Gostei muito da parte tática e temos pontos a serem melhorados, como nas finalizações, mas analisando friamente, criamos muito, o que nos deixa contentes. Basta ver os placares apertados na primeira rodada pra evidenciar que o Módulo II vai ser muito equilibrado e começar com uma vitória é importante.”
Reforços e extracampo
Questionado sobre a necessidade de reforçar o elenco, Rafael afirmou que segue observando atletas com idade abaixo dos 24 anos. “Temos jogadores no departamento médico e dez acima dos 24 anos no elenco. Sigo analisando quem pode chegar para compor o grupo, já que o campeonato não é curto, ainda temos dez rodadas pela primeira fase.”
Já em relação às notícias fora das quatro linhas envolvendo o Alvinegro de Santa Terezinha, alvo de investigação da Polícia Civil na gestão da base, Rafael reiterou ter priorizado, desde que chegou, o foco no futebol. “Tentamos ficar longe desses problemas. Foi o que procurei fazer nessas duas semanas que estou lá, porque sabemos que quem entra em campo são os atletas e as pessoas que têm que resolver as outras questões já estão lidando com essa parte.”
O Tupi volta a campo no próximo sábado (10), quando visita o Nacional de Muriaé no Soares de Azevedo, às 15h30.
Confira os resultados da rodada e a classificação atualizada do Módulo II:
Betim 2 x 0 Democrata – Arena Vera Cruz (Betim)
União Luziense 0 x 1 Villa Nova – Estádio do Frimisa (Santa Luzia)
Democrata-GV 1 x 0 Aymorés – Mamudão (Governador Valadares)
Tupi 2 x 1 Ipatinga – Estádio Municipal Radialista Mário Helênio (Juiz de Fora)
Serranense 0 x 1 Guarani – Arena do Calçado (Nova Serrana)
Tupynambás 0 x 0 Nacional de Muriaé – Estádio Municipal Radialista Mário Helênio (Juiz de Fora)