Por investigações na Polícia Civil, gestor da base e VP de Finanças é afastado do Tupi
Tiago Conte afirma que pediu desligamento momentâneo enquanto PC apura denúncias relativas à base carijó; presidente confirma suspensão de clínicas e contrato
Envolvido na investigação que apura possíveis irregularidades no futebol de base do Tupi, Tiago Ferreira Conte foi afastado da vice-presidência financeira do Galo Carijó e da gestão da base alvinegra. A decisão foi revelada inicialmente pelo presidente do clube, José Luiz Mauler Júnior, em entrevista ao Portal Toque de Bola e confirmada, nesta sexta-feira (25), pela reportagem da Tribuna em contatos com o mandatário e com o agora ex-dirigente carijó.
À reportagem, Tiago afirmou que o afastamento partiu de um pedido dele próprio. A intenção, segundo ele, é “agilizar esse processo e em seguida ser esclarecido”, se referindo às investigações realizadas pela Polícia Civil (PC) sobre supostas irregularidades na gestão do futebol de base do Tupi. O ex-dirigente ainda afirmou que a base do clube segue operando normalmente durante a ausência, uma vez que o Galo Carijó disputa o Campeonato Mineiro sub-20.
O mandatário do Tupi, Juninho, confirmou a versão de Tiago. “Ele já tinha comunicado comigo, mas eu já iria tomar essa decisão do afastamento de qualquer maneira”, garante. As clínicas para as categorias de base seguem suspensas no clube, assim como o contrato com o Grupo MultSport, de Tiago Conte. “A princípio, não vi um envolvimento dele no que está sendo investigado, mas se for comprovado que ele participou, o vínculo será rescindido com o clube”, complementa o presidente.
Na última terça-feira (22), o globoesporte.com revelou a instauração de um inquérito da PC para apurar denúncias de pagamentos irregulares na realização de peneiras no clube juiz-forano. Segundo a reportagem, sete pessoas foram intimadas, incluindo Tiago Conte, o supervisor Luigi Firmiano e o presidente Juninho.
As denúncias
No último dia 19, reportagem da Tribuna revelou denúncias de jovens atletas e de ex-funcionários do Tupi sobre a cobrança de R$ 300 a R$ 4.500 para avaliações nas clínicas e até mesmo promessas de profissionalização para integrar o elenco que vai disputar o Módulo II do Campeonato Mineiro deste ano. O futebol de base do Galo Carijó é comandado pelo Grupo Multisport que, por sua vez, é de propriedade de Tiago Conte.
Dias antes da publicação da reportagem, o clube havia anunciado a suspensão das clínicas de futebol até setembro, decisão que atingiu as categorias de base e o sub-23. Segundo o advogado Lucas Silva, especialista em direito desportivo, as cobranças, se confirmadas, ferem a Lei Pelé. Os dirigentes do clube negam todas as acusações.
Instabilidade no futebol
Os bastidores do Tupi ainda estão movimentados por conta de outros fatores. Na última segunda-feira (21), faltando 13 dias para o início do Módulo II, o Alvinegro rompeu a parceria com o investidor Flávio Tavares. Com isso, o treinador Anderson Florentino, o gestor Lebeo Ribeiro e oito atletas deixaram o clube. Na terça, o técnico juiz-forano Rafael Novaes, de 39 anos, assumiu o cargo.
Na quinta-feira (24), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), comunicou o início do processo de tombamento do Estádio Salles Oliveira, propriedade do Tupi. A possibilidade foi aberta após pedido de um torcedor do clube e pode significar a inviabilização da permuta do local negociada entre a atual administração alvinegra e a Construtora Rezende-Roriz.
Jogo-treino e juiz-forano de volta
Já sob o comando de Rafael Novaes, o Tupi realizou jogo-treino com o Betim na manhã desta sexta-feira (25), na Arena Vera Cruz, fora de casa. O Carijó venceu por 2 a 1, com gols de Sávio Moreira e Renan Amorim. A equipe titular foi escalada com Victor Hugo; Adson, Vítor Vinícius, Adalberto e Élder; Isaías, Albert e Sávio; Júlio, Renan Amorim e Thiago André.
Autor do primeiro gol alvinegro, Sávio, juiz-forano que já conhece o novo técnico do Tupi, é novidade no elenco. O meia-atacante está de volta a Santa Terezinha, clube que o revelou. O atleta de 25 anos defendeu a URT no Campeonato Mineiro e, ano passado, vestiu a camisa do Tupynambás e do Águia Negra-MS.
O Tupi estreia no Módulo II do Mineiro no próximo dia 3, contra o Ipatinga, às 15h no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.