AlphaVille terá 600 lotes na BR-040
Depois de seis anos de espera, Juiz de Fora vai contar, de fato, com o Residencial AlphaVille, cujo lançamento comercial está previsto para este ano. A entrega do empreendimento é esperada para final de 2013. O projeto prevê a construção de 600 lotes, entre residenciais e comerciais, em área com infraestrutura e oferta de lazer e serviços. A perspectiva é que exista a contratação de, pelo menos, dois mil funcionários, entre diretos e indiretos, para dar forma à primeira fase do projeto. O volume do investimento e a metragem dos terrenos não foram divulgados. O local escolhido é a BR-040, próximo ao Expominas.
As informações foram divulgadas pela gerente nacional de Marketing da AlphaVille Urbanismo, Gabriela Procópio, que esteve na cidade ontem para inaugurar a loja conceito da empresa. Segundo ela, a fase atual é de obtenção de licenciamento ambiental, aguardada para as próximas duas semanas. A partir daí, existirá o lançamento oficial e, logo em seguida, o início das obras, que devem se estender por 24 meses. A gerente destacou o potencial de crescimento e valorização da região escolhida e da própria cidade, que apresenta demanda para a oferta da empresa. A gerente garantiu, ainda, que o projeto a ser executado é inédito para Juiz de Fora.
Apesar de três marcas comporem o portfólio da empresa, para a cidade foi escolhido o carro-chefe AlphaVille, caracterizado por loteamentos de alto padrão que seguem uma nova dinâmica de urbanismo, reforçada por conceitos sustentáveis. Em Barueri, São Paulo, por exemplo, o empreendimento conta com mais de três milhões de metros quadrados e, no local, estão instalados escolas, shoppings centers, supermercados, edifícios comerciais e outros serviços visando a comodidade e conveniência dos moradores da região.
O AlphaVille Juiz de Fora chegou a ser anunciado em 2005. Segundo Gabriela, o projeto inicial sofreu pequenas adaptações, mas não foi descontinuado durante esse período. Na época, a previsão era de investimento de R$ 55 milhões, sendo R$ 20 milhões na primeira etapa, que previa a oferta de 380 lotes residenciais e 20 comerciais. Na fase final, o residencial poderia abrigar até 1.100 moradias em área total de 2,18 milhões de metros quadrados. A intenção era também construir uma via de acesso de, aproximadamente, dois quilômetros, fazendo a ligação do Bosque do Imperador ao empreendimento. A BR-440, conhecida como Via São Pedro, também era a aposta para facilitar o acesso dos moradores ao residencial.
Presente em 20 estados brasileiros, a AlphaVille Urbanismo é considerada líder nacional no desenvolvimento de núcleos urbanos sustentáveis. Com mais de 35 anos de trajetória, a empresa possui 75 empreendimentos já lançados, com um total de 60 milhões de metros quadrados urbanizados e outros 89 milhões de metros quadrados em fase de projeto.