Emissão de carteira de trabalho segue paralisada
O serviço de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) segue interrompido sem previsão para ser retomado. De acordo com a gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Juiz de Fora, Carla Beatriz de Castro Barros, questões internas impedem o retorno do serviço, paralisado desde o dia 6 de junho para a atualização do sistema. “Em função dessa atualização, os conveniados ainda não estão aptos a atender”, explica a gerente regional.
Além da sede do MTE, a Câmara Municipal e a unidade de atendimento integrado (UAI), localizada no Independência Shopping, prestam serviço de emissão da carteira de trabalho.
Orientação
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) garante que os trabalhadores que forem admitidos sem possuir uma carteira de trabalho podem assinar o documento em um prazo de até 30 dias após a contratação. Para isso, o contratante deve fazer um registro com a data de admissão, salário, forma de pagamento e benefícios.
Para emissão da carteira de trabalho é necessário levar uma foto 3×4, comprovante de residência e documento de identificação original (RG, certidão de nascimento, casamento ou certificado de reservista).