Torneio Leiteiro das Campeãs reúne produtores rurais e competidores
Torneio Leiteiro das Campeãs acontece no estacionamento do Estádio Municipal a partir desta quinta-feira (7) e pretende reunir cerca de 20 mil pessoas até domingo
Depois de cinco anos, o Torneio Leiteiro das Campeãs volta a ser realizado em Juiz de Fora com a expectativa de movimentar cerca de R$ 200 mil na economia da cidade. A iniciativa marca o encerramento do circuito de eventos agropecuários, que rodaram diversas regiões do município por três meses com o objetivo de incentivar o comércio local de alimentos e produtos agropecuários. A estimativa da Secretaria de Agricultura (Seapa) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) é de que aproximadamente 20 mil pessoas compareçam ao estacionamento do Complexo Esportivo Moacyr Toledo, local do evento, ao lado Ginásio e do Estádio Municipal, a partir desta quinta-feira (7) até o próximo domingo (10).
Além da tradicional competição leiteira, o torneio deste ano vai contar com uma Feira de Produtos Locais e um estande do Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas do Caminho Novo. No sábado (9), no horário das 8h ao meio-dia, o projeto Rua de Brincar da PJF irá promover atividades para as crianças, como brinquedos infláveis, palhaçaria, aulão de dança mix, orientações sobre alimentação e outras atrações no local.
A competição do Torneio das Campeãs vai contar com a participação de 12 produtores que já venceram os torneios anteriores e 20 produtores de queijo, agricultores e artesãos que vão expor seus produtos. O intuito do evento, realizado pela Comissão Organizadora com o apoio da PJF, é evidenciar a cultura, o modo de viver e trabalhar dos produtores que pode passar despercebido no dia a dia de quem não está diretamente envolvido.
“O público da Zona Urbana poderá conhecer, adquirir e desfrutar de alimentos de qualidade produzidos no município. Conhecer as festas que são realizadas no campo, a produção leiteira da cidade, que é a principal atividade econômica agropecuária, além de curtir os shows locais e regionais”, destaca a assessoria da Seapa.
Vacas premiadas
Ao todo, a cidade sediou, no primeiro semestre de 2023, 11 torneios leiteiros e um encontro de cavaleiros e amazonas, que reuniram 129 produtores/competidores, com cerca de 133 animais, entre vacas e novilhas, produzindo aproximadamente 11 mil quilos de leite. O médico veterinário Júlio Vasconcelos e seu irmão Antônio Creston participaram de três dos 11 eventos e ganharam o primeiro lugar em dois com a vaca Inana, da raça holandesa. Há muitos anos, os irmãos costumam competir em torneios leiteiros com os animais que criam no sítio da família no Bairro Linhares, Zona Leste, onde também trabalham com produção de leite. Na competição desta semana, os produtores vão marcar presença com a vaca Anita, da raça girolanda.
“Nossos animais sempre ganham nos torneios, eles são de alta genética, ou seja, produzem mais leite, mas, para além disso, o evento é fundamental para mostrar que a pecuária em Juiz de Fora tem animais de boa qualidade. A genética dos animais mudou muito ao longo dos anos. Antigamente, os torneios leiteiros se ganhava com 40 litros de leite, hoje tem vaca que produz 70 litros”, explica o médico veterinário.
Queijo Minas do Caminho Novo
Desde 2011, Nathalie de Souza produz queijo minas frescal (@queijosdadalt1) com a mão de obra exclusivamente familiar e vai aproveitar a feira para expor seus produtos. Ela é uma das representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas Frescal, que busca auxiliar as demandas de comercialização dos pequenos produtores da cidade e região. “A feira do APL é muito necessária para os produtores e deveria acontecer mais vezes em outros locais da cidade. É muito importante fortalecer essa cadeia e mostrar que a cidade produz queijo de qualidade.”
Nathalie também destaca a importância do torneio acontecer na Zona Urbana de Juiz de Fora justamente por aproximar a população que não tem contato com a vida rural, oferecendo a oportunidade de conhecer as técnicas de tirar leite, como o queijo chega até a mesa do consumidor e o trato com o animal, por exemplo. “O evento mostra para a população de Juiz de Fora a importância do leite para a nossa cidade, porque ele gera muitos empregos, gera renda para famílias que conseguem se manter no meio rural com dignidade”, comenta a produtora rural.
Ônibus extras para o torneio
Para facilitar o acesso ao Torneio das Campeãs, a PJF vai disponibilizar ônibus extras partindo de vários locais da Zona Rural e dos bairros Linhares, Filgueiras e Centro. Os trajetos e horários de todas as linhas podem ser acessados no site da Prefeitura por meio deste link: encurtador.com.br/EOTXY.
Confira a programação completa do Torneio das Campeãs:
Quinta-feira (07/09)
7h – Primeira ordenha
13h – Segunda ordenha
19h – Abertura oficial
20h -Terceira ordenha
21h – Show com Ousa Samba
23h – Show com Leo de Freitas
Sexta-feira (08/09)
7h – Quarta ordenha
8h às 13h – Feira de produtos locais
13h – Quinta ordenha
20h – Sexta ordenha
21h – Show com Leo de Freitas e Fabiano
23h30 – Show com Banda Relux
1h – Baile do DJ Scooby
Sábado (09/09)
7h – Sétima ordenha
8h às 13h – Feira de produtos locais
8h às 12h – Rua de Brincar
13h – Oitava ordenha
16h – Show com Estilo Vip
20h – Nona ordenha
22h – Circuito Sertanejo (Show com Edson e Gabriel, Pablo David, Luka e Rafael, Flávia Viana)
00h30 – Show com Renan e Christiano
02h30 – Show com DJ Morango
Domingo (10/09)
7h – Décima ordenha
8h às 13h – Feira de produtos locais
11h – Premiação dos produtores campeões
13h – Show com Monique e Leonardo
15h – Show com Fuxico e Xaveco
18h – Circuito de Pagode (Show com Alquimia, Bazuka, Só de Sacanagem)
20h – Show com Fabrício e Gabriel