Consumidores conseguem descontos de até 50% em renegociação de dívidas

Audiências de repactuação foram realizadas em novembro; Mais 170 casos devem ser analisados


Por Tribuna

03/12/2024 às 12h38

Sete consumidores endividados e superendividados – situação em que mais de 30% da renda é comprometida – por conta de crédito consignado e crédito benefício conseguiram descontos de até 50% durante audiências de repactuação realizadas pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz Fora (Procon JF), nos dias 25 e 26 de novembro.

Além da redução dos valores, a renegociação assegurou condições acessíveis de parcelamento. Quando identificadas cobranças indevidas de juros, houve liquidação dos débitos.De acordo com o Procon JF, as dívidas foram contraídas por dificuldades de entendimento por parte dos consumidores sobre os contratos firmados com o Banco BMG, que alocou uma equipe especializada para colaborar na resolução.

Ainda conforme o Procon JF, esses foram os primeiros casos de um total de 177 apresentados por consumidores ao longo deste ano. Os sete consumidores foram selecionados considerando o valor das dívidas, os pagamentos já realizados e a capacidade financeira de cada um. O objetivo é buscar propostas para todas as situações levadas ao órgão de defesa.

Serviço

Denúncias de irregularidades e cobranças indevidas podem ser feitas pelos consumidores na sede do Procon, localizada na Avenida Itamar Franco, nº 992, Centro, ou pelo Prefeitura Ágil.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.