Cartilha chama atenção para os direitos do consumidor da comunidade LGBTQIAPN+

Ação faz parte de uma série de intervenções de conscientização em lembrança ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+


Por Pâmela Costa

28/06/2023 às 17h55

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora lançou, nesta quarta-feira (28), uma cartilha sobre igualdade nas relações de consumo para a comunidade LGBTQIAPN+. A intenção é mostrar as leis que garantem o combate a práticas discriminatórias e auxiliar na identificação de práticas contrárias às exigidas.

LEIA MAIS:

O órgão sinalizou quais são as situações de preconceito mais comuns. Dentre elas estão a recusa do acesso ou impedimento do uso de nome social, elevação sem justa causa do preço de produtos ou serviços, entre outras e outras. Também foi feito uma apresentação teatral participativa, com o tema “Discriminação e as Relações de Consumo”, em que essas situações são encenadas.

Na cartilha é possível encontrar leis municipais e estaduais referentes ao combate de diferentes práticas discriminatórias, em destaque para qualquer discriminação baseada na orientação sexual ou na identidade de gênero, além de dicas para saber como identificar tais práticas.

Acesse a cartilha neste link.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.