Inmetro quer aumentar segurança nas cadeiras de roda


Por Tribuna

27/03/2016 às 07h00

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) abriu consulta pública para verificar a certificação compulsória das cadeiras de rodas manuais, que tem como objetivo melhorar o desempenho do produto para cadeirantes, principalmente no aspecto de segurança e acessibilidade. Em 2013, o Programa de Análise de Produtos do órgão avaliou oito marcas com capacidade entre 75 kg e 100kg, e todas demonstraram algum tipo de problema.

Passarão por avaliação itens como estabilidade, sistema de freio, alinhamento das rodas, dimensões e ergonomia da cadeira (encosto, assento e apoio para os pés). As cadeiras serão submetidas a ensaios de impacto e fadiga. Só as aprovadas, conforme os requisitos técnicos, ganharão o selo de identificação da conformidade do Inmetro. Estão fora desta certificação compulsória as cadeiras de rodas esportivas, praia, neve, motorizadas, stand-up e higiênicas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.