Garantia estendida não é obrigatória


Por Tribuna

20/12/2015 às 07h00

Você sabia que a garantia estendida de um produto não é obrigatória? Apesar disso, muitas lojas tentam forçar a venda, sem explicar a situação ao consumidor, principalmente neste período de compras de Natal. A situação já levou, inclusive, à proibição temporária da venda deste tipo de seguro em Juiz de Fora, por determinação do Procon. Tal situação é considerada abusiva, já que esta garantia, geralmente oferecida na compra de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, não pode ser vendida sem o consentimento do comprador.

Conforme o Procon, com este contrato, o produto passa a ter um tempo de garantia mais longo do que o previsto pelos fabricantes. Segundo consta no Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito a informações claras e precisas sobre todas as condições do contrato. É previsto ainda que o fornecedor do produto ou serviço, como a garantia estendida, seja responsável pelos atos de seus representantes autônomos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.