Inmetro presente no Dia das Crianças: brinquedo também precisa de segurança
Selo de certificação e linguagem da embalagem indicam se um brinquedo é seguro
A comemoração do Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, é marcada por festas, doces e brinquedos para a criançada. Numa celebração cheia de alegria e diversão, a preocupação com a segurança também deve estar presente. O Inmetro alerta que nem todos os produtos voltados para o público infantil são seguros para crianças.
Com um brinquedo em mãos, a primeira recomendação é verificar se o produto tem o selo de certificação, que é obrigatório e deve estar visível na embalagem ou no próprio produto, como explica o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O selinho atesta que o brinquedo passou por um processo de avaliação e demonstra ser seguro.
De acordo com o diretor de Avaliação da Conformidade do Instituto, João Nery, por meio de ensaios e medidas pode-se avaliar se o item cumpre com todas as regras. A partir dessas garantias, a comprovação é feita. “Esses produtos podem apresentar pontas perfurantes ou cortantes, produtos com toxicidade, partes pequenas que podem soltar no manuseio da criança e informações erradas quanto a faixa etária, tudo isso pode ser problema em um produto não certificado. São realizados ensaios de inspeção visual, propriedade mecânica, propriedade física, mordedura, inflamabilidade e toxicidade.”
Outra orientação importante é quanto a checagem da linguagem da embalagem. Para garantir a segurança, a embalagem deve trazer informações em língua portuguesa sobre a data de fabricação, descrição do conteúdo, instruções de uso e montagem e possíveis riscos. Informações sobre o CNPJ da empresa e o endereço do fabricante ou do fornecedor também são importantes. Deve-se atentar também à classificação de faixa etária de cada produto.
No momento de entregar o presente para a criança, é importante retirar, previamente, todas as embalagens, como caixas, plásticos, grampos e fitas, materiais que podem trazer perigos e riscos de acidentes.
Inmetro realiza Operação Criança Segura
No início deste mês, o Inmetro realizou a operação Criança Segura em todo país. A fiscalização se concentra em cinco produtos infantis: brinquedos, berços, bicicletas, cadeira de alimentação para crianças e carrinhos para bebê. A intenção da ação é coibir a venda de produtos infantis irregulares e garantir segurança às crianças.
Um produto irregular pode ser apreendido e interditado pela fiscalização e, após esta medida, não poderá mais ser comercializado. O registro do produto também poderá ser suspenso ou cancelado.
Para apresentar denúncias sobre brinquedos e produtos infantis suspeitos, o consumidor pode contatar a Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818 ou pelo e-mail. Casos de acidentes envolvendo estes produtos podem ser registrados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).