Procon/JF retoma atendimentos presenciais
Consumidores deverão realizar agendamento prévio e seguir normas que visam à prevenção ao contágio pelo coronavírus
Com o retorno gradual das atividades econômicas e dos serviços públicos, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) retomou, em outubro, os atendimentos presenciais, exclusivamente mediante agendamento prévio. A modalidade estava suspensa, atendendo a orientações das autoridades de saúde em virtude da pandemia do coronavírus. Nos últimos meses, no entanto, o órgão já havia ampliado a capacidade dos canais de comunicação para atender de forma remota neste período, e este tipo de atendimento também deve continuar.
Isso porque, mesmo com o retorno do atendimento presencial ao público, a recomendação é de que as pessoas priorizem os canais virtuais, conforme o superintendente do Procon/JF, Eduardo Schröder. “Muita gente tem dificuldade em usar os serviços alternativos de internet, ou a empresa prestadora do serviço reclamado não está cadastrada no site consumidor.gov.br. Portanto, nestes casos, os consumidores devem buscar auxílio da entidade. O que não queremos é que um serviço ofertado à população gere aglomerações desnecessárias e determine um retrocesso”, disse, acrescentando que o usuário deverá aguardar do lado de fora da agência e chegar no horário previamente determinado. Além disso, é indispensável o uso de máscara.
Além disso, o número de atendimentos foi reduzido. Normalmente, a agência realiza uma média de 150 atendimentos presenciais diariamente. Entretanto, esse volume de pessoas eleva o risco de contaminação viral no ambiente. Por conta disso, atualmente, estão sendo realizados cinco atendimentos a cada uma hora. Segundo o Procon, as medidas adotadas visam à proteção de todos os funcionários e da população durante a pandemia de Covid-19. “Para garantir a segurança de todos, ao fim de cada atendimento, os assentos e computadores passam por desinfecção. A sede da unidade tem sido higienizada periodicamente”, garante Schröder.
Horários
Pelo telefone, o atendimento ocorre pelos números 3690-7610 e 3690-7611. Para fazer o agendamento de forma presencial, o consumidor deverá se dirigir ao balcão de triagem, localizado na Avenida Presidente Itamar Franco 992, e marcar horário. Os canais operam normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
Já quem deseja receber orientações pela internet pode acessar a página do órgão no Facebook e também via Instagram (@proconjf), ou ainda pelo WhatsApp, no número (32) 98463-2687. Não serão recebidas ligações pelo número informado.
O atendimento virtual será feito também de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Outra alternativa ao usuário é o acesso à ferramenta on-line de solução de conflitos, por meio do portal consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas.
Serviços suspensos
Os agendamentos e audiências de conciliação seguem suspensos por tempo indeterminado. Esta normatização está alinhada ao decreto nº 13.893, de 16 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas preventivas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus (Covid-19). As atividades desenvolvidas pela Escola de Direito do Consumidor e Educação Financeira também seguem paralisadas.