Villa do Museu Mariano Procópio reabre as portas após 16 anos

Juiz-foranos poderão conhecer os cômodos da casa de Mariano Procópio e o acervo imperial a partir deste sábado


Por Elisabetta Mazocoli

31/05/2023 às 21h10

Como parte das comemorações do aniversário de 173 anos de Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio reabriu as portas da Villa Alfredo Ferreira Laje, conhecida como Castelinho. Essa é a primeira vez em 16 anos que o museu funciona integralmente, e, assim como as outras atrações do espaço, a visitação do local será gratuita e aberta ao público. Na noite desta quarta-feira, 31 de maio, dia em que é comemorado o aniversário de Juiz de Fora, uma cerimônia de reinauguração foi realizada no museu, com a presença da prefeita Margarida Salomão (PT), de secretários municipais, vereadores e da organização do museu.

reinauguracao museu margarida felipe couri
Prefeita Margarida Salomão visitou as dependências da Villa Ferreira Lage na reinauguração, na noite desta quarta-feira (Foto: Felipe Couri)

Entre os cômodos disponíveis para a visitação está a sala de jantar da Villa Ferreira Lage, local em que o imperador Dom Pedro II reunia sua família e passava tempo quando se hospedava em Juiz de Fora. Também é o ambiente que a família Ferreira Lage, que tinha grande prestígio na cidade, se reunia para compartilhar refeições.

Uma das novidades do espaço é o porão, que não era aberto para o público. Esse espaço é onde ficavam os trabalhadores, e com a reinauguração, propõe uma reflexão sobre quem construiu o museu e a cidade de Juiz de Fora.

No total, são 14 cômodos disponíveis para visitação, tendo um ambiente com estilo renascentista italiano, composto por porcelanas e cristais do século XIX. Também é possível verificar, durante a visita, a sala de leitura, a sala de chá, o escritório de Mariano Procópio e a sala de música, com um grande piano. São três andares disponíveis para visitação, e há textos que guiam a exposição.

O Museu Mariano Procópio possui o segundo maior acervo do Brasil do Império, tendo cerca de 53 mil itens em seu acervo. As áreas que compunham esse espaço estavam fechadas, até que a Prefeitura investiu mais de R$ 800 mil para reabrir o espaço. No ano de 2022, o museu começou a funcionar parcialmente, com algumas galerias, e a partir da abertura da Villa, o público volta a ter o acesso ao complexo.

Todos os juiz-foranos podem conhecer os cômodos da casa de Mariano Procópio, o acervo imperial e as novidades da reabertura a partir deste sábado (1º), das 9h às 16h. As entradas para o local são feitas através da Rua Dom Pedro II 350 e pela Rua Mariano Procópio 1.100. É possível visitar o espaço de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h30 às 16h.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.