Cartas a JF: A uma Juiz de Fora romântica
Juiz de Fora “Amada”,
Aos 5 anos de idade, meus pais, um jovem contador de uma farmácia em Guarani, e minha mãe, a doce “Vó Sinhá”, filha de uma simples e pobre fazendeira viúva, arreou com suas três filhas: eu com 5 anos, e minhas irmãs, uma com 3 anos e outra com 1 aninho. Desembarcamos na “Estação de Leopoldina” vindas de nossa pequena cidadela da Zona da Mata – GUARANI…
A surpresa foi grande…Caminhamos a pé e logo nos deparamos com a “Praça da Estação” e nos encantamos com a beleza e imponência de seu famoso relógio…
Meu pai já conhecia esta cidade, pois sua mãe que era viúva com seus sete filhos já estava morando em uma casa grande, ao lado do Largo do Riachuelo.
Aí começou, meu grande amor por Juiz de Fora… Caminhando em volta do Jardim da Infância “Mariano Procópio”, fiquei encantada com as crianças que estavam saindo de um “bonde” e perguntei ao meu pai: Que beleza era aquele trenzinho cheio de crianças?
Comecei a amar a cidade, pois, na semana seguinte, minha avó, que era amiga de Dª Almerinda , Diretora do belo “Jardim da Infância”, conseguiu uma vaga para mim…. E foi uma Bênção!!! Pois lá eu fiquei até completar 6 anos… Foram dois anos de Felicidade…
Dos 7 aos 9 anos, fui estudar no lindo e imponente “Grupo Central” bem ali, no coração da linda e importante Av. Rio Branco!!! Que poesia!… As árvores eram moradas dos pardais, que enchiam de música as tardes da cidade…
Assim fui crescendo e conhecendo as obras famosas da cidade!… O Colégio “Stella Matutina”, onde fiz meus 4º e 5º anos do Curso primário. A seguir, conheci a beleza do “Colégio Santa Catarina” e lá me formei para professora em 1945… Aprendi que a cidade oferecia passeios inesquecíveis… O Museu Mariano Procópio, com sua beleza natural e sua riqueza histórica.
O tempo passou… E casei-me com o inesquecível José Maria Monteiro Mendes. Tivemos então sete filhos. Eles também foram crescendo e conhecendo as belezas da cidade, e o passeio preferido deles era o belo e antigo “Parque Halfeld”, com sua inesquecível Rádio Sociedade de Juiz de Fora, no centro do parque, tendo em frente um belo lago com seus peixinhos vermelhos.
São tantas as lembranças… A beleza das ricas Palmeiras, os seus bancos antigos que nos convidavam a sentar e sentir a beleza das tardes!
O Cinema Central, inimaginável! Seu interior, uma belíssima “Obra de Arte”. Enfim, o Cristo Redentor, lá do alto da montanha, abençoando a linda, poética e romântica Juiz de Fora, que amei aos 5 anos e continuo amando até hoje aos 92 anos!!!
LEIA MAIS:
- Cartas a JF: Momentos felizes na cidade
- Cartas a JF: História registrada por muitos anos
- Cartas a JF: uma das mais belas cidades do Brasil
Realizei-me como mãe! Amei tudo que consegui realizar no campo do comércio e especialmente na nossa inesquecível “Praça dos Sonhos”, réplica dos coretos de Guarani. Conseguimos realizar o sonho de uma juventude, com nossa inesquecível “Murilândia”!!!!
Tenho real prazer em poder dizer: Por ter sido carinhosamente aqui acolhida, Obrigada “Princesa de Minas” …. Nossa bela Juiz de Fora.
Agradeço e recordo-me feliz, de minha vida bem vivida aqui!!!!
Zuleika Mendes
Tópicos: cartas a jf