Primeiro Plano é inserido no calendário oficial de Juiz de Fora


Por Tribuna

30/10/2015 às 12h39

Público lotou o Cinearte Palace na abertura do festival na última segunda (26) (Foto: Paula Duarte)
Público lotou o Cinearte Palace na abertura do festival na última segunda (26) (Foto: Paula Duarte)

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades foi incluído no calendário oficial do município. A decisão ocorreu após a aprovação, por unanimidade, do projeto de lei do vereador Zé Márcio (PV), que trazia a proposta.  Para o coordenador-geral do festival, Aleques Eiterer, a medida reconhece a importância do Primeiro Plano, realizado há 13 anos ininterruptos na cidade.  “Essa conquista é importante para o fortalecimento do festival no cenário cultural de Juiz de Fora. Isso poderá nos ajudar a estabelecer novos parceiros e ter mais reconhecimento na cidade e região”, avalia.

Responsável pelo projeto de lei, o vereador Zé Márcio acredita que o poder público precisa estar mais atento à cultura, buscando alternativas e meios para incentivar as produções artísticas.

Encerramento

Com abertura na última segunda, o festival chega ao último dia de mostras competitivas. nesta sexta. No sábado, serão divulgados os melhores filmes da Mostra Competitiva Regional e os vencedores da Mostra Competitiva Mercocidades. A cerimônia de encerramento será realizada no Cinearte Palace, a partir das 19h, com a exibição de três curtas-metragens, além do média “O bicho que come dentro da gente”, de Carol Caniato, Eduardo Malvacini e Otávio Campos. A produção foi realizada com o prêmio pago pelo Incentivo Primeiro Plano do ano passado. A premiação destina R$ 7 mil ao melhor curta feito por universitários, que devem ser destinados à produção de um novo filme para o ano seguinte.

Antes da cerimônia de encerramento, o Palace recebe ainda a Mostra Audiovisual de Juiz de Fora, que reúne produções de cineastas veteranos da cidade. A mostra começa às 15h, com a exibição de “O Sonho dos Filhos de Ícaro”, de Rogério Terra Júnior; “SVIAZ”, de Diego Akel, Leo Ribeiro, Felipe Thiroux e Adriane; “Jonathan”, de Mariana Musse; “Um pouco a mais”, de Aleques Eiterer e “Dois”, de Rafael Aguiar. O ator Mauro Mendonça, que integra o elenco deste último, estará presente na sessão.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.