Projeto “Lê pra mim?” chega a escolas públicas de JF
Evento conta com atividade sócio-cultural, durante dez encontros literários, quando uma personalidade e um ator do projeto lê para as crianças, que ganham um livro durante o encontro
O projeto “Lê Pra Mim?” chega a Juiz de Fora, na próxima segunda-feira (29), e se estende pelos dias 30 e 31, com objetivo de incentivar a leitura de livros infantis brasileiros. O evento conta com atividade sócio-cultural nas escolas, durante dez encontros literários, quando uma personalidade e um ator do projeto lê para as crianças, que ganham um livro durante o encontro. Os atores Suzy Rêgo, Fernando Vieira e Rodrigo Fagundes participam da empreitada, que tem o apoio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), assim como o casal de autores de livros infantis Eliardo e Mary França, a atriz e influencer Tatah Fávero, Vitin (vocalista da banda Onze:20), Erica Salazar (jornalista), Marcelo Aouila e Sônia de Paula. Este ano, vão ser três escolas públicas municipais atendidas na cidade, nos bairros Igrejinha e Chapéu d’Uvas e no distrito de Humaitá.
Idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, sócios na empresa Somar Ideias, o “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro, quando ela viu um vídeo em que sua filha fazia justamente essa pergunta a ela. Inspirada, se juntou com artistas e personalidades para conduzir a leitura das obras escolhidas, partilhando, também, suas histórias de vida com as crianças. “A criança aprende pelo exemplo, pela cópia. Nós aprendemos assim. Então, entendemos que incentivar uma criança a ler, vendo um adulto lendo, a gente está fazendo com que essa criança aceite o hábito de leitura como parte da vida dela”, explica Aouila. A importância, para a idealizadora, é também conseguir trazer mais possibilidades de acesso para as crianças em uma fase da vida em que esse hábito pode realmente ser criado e absorvido.
Ao final de cada encontro literário, todas as crianças levam para casa um livro infantil para continuarem a leitura quando quiserem. “É um projeto em que plantamos uma semente (…) Percebemos que, ao longo de um tempo, essas crianças continuam falando do dia”, diz o produtor. Da mesma forma, Sônia afirma que é um hábito que deve ser “regado” sempre, por todos os responsáveis próximos da criança e pelas instituições. Por isso, é oferecido gratuitamente aos pais, funcionários e demais membros do universo escolar uma oficina on-line chamada “Como ler para crianças”, com dicas e técnicas para manter a criança ligada no livro que está sendo lido. Para os professores, é oferecida uma capacitação, com o tema sobre o pós-leitura, para que o incentivo seja prolongado após a passagem do projeto.
As salas onde são realizados os encontros literários contam com cem almofadas em formatos de grandes livros para receber as crianças, de 4 a 10 anos. “Tenho certeza que quando a gente chega, as crianças ficam encantadas com todos os detalhes. (…) Recebemos feedbacks de pais e de alunos muito positivos”, conta Sônia sobre o evento. O projeto já atendeu mais de 7 mil alunos no Brasil e, em cada apresentação, tem um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que faz a tradução simultânea para crianças com baixa capacidade auditiva. “Vamos percorrer locais distantes do Centro. Vamos até as salas de aula, para que as crianças possam esperar um dia de felicidade dentro da escola, de cultura, de entretenimento e de diversão”, conta Marcelo.
Mais sobre os artistas presentes
Suzy Rêgo nasceu no Rio e morou em diversos estados do Brasil até se fixar em Recife, onde foi eleita Miss Pernambuco, em 1984, chegando a ficar em segundo lugar no Miss Brasil. É modelo desde os 13 anos e, em 1989, estreou na televisão como Alice em O “Salvador da Pátria”, passando ainda por “Top Model”, “A Viagem”, “Morde & Assopra”, “Amor Eterno Amor “, “Império” e “Rock Story”. Já Fernando Vieira é ator, mímico, professor de mímica e clown, atuando nas novelas “Retratos de Mulher”, “Rei do Gado”, “Sandy e Jr.” e “Terra Nostra”, na Globo; “Ana Raio e Zé Trovão” e “Xica Da Silva”, na Manchete; “A Idade da Loba” e “Floribella”.
Rodrigo Fagundes é natural de Juiz de Fora e viveu na cidade até os 21 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Seu personagem mais famoso é o Patrick, do programa humorístico “Zorra Total”. Sua primeira aparição foi na novela “Kubanacan”, em 2003. Já passou por outras novelas, como “Boogie Oogie”, “Babilônia”, “América” e “Pega Pega”. No teatro, esteve em cartaz com peças como “Surto” e “O Incrível Segredo da Mulher Macaco”.