Em evento aberto ao público, encontro de desenhistas retrata o Mamm neste sábado

Evento é aberto ao público e acontece neste sábado, às 9h, no Museu


Por Tribuna

26/03/2025 às 16h37- Atualizada 26/03/2025 às 16h39

mamm desenho encontro
Desenho do artista Carlos Bracher, à época da construção do prédio onde hoje é o Museu(Foto: Divulgação)

O grupo de desenhistas Urban Sketchers Juiz de Fora se reúne neste sábado (29), a partir das 9h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), para retratar o edifício. A atividade é aberta ao público, que deve trazer o material de sua preferência para desenhar. 

Em nota à imprensa, o artista plástico Petrillo, um dos membros do grupo, explica que “não há necessidade de a pessoa apresentar uma técnica primorosa, perfeita”. E completa: “O que importa é ela imprimir, à sua maneira, o que está sendo observado”.

Originalmente construído para abrigar a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o edifício que será representado pelos desenhistas é, desde 2005, a sede do Mamm. O prédio foi projetado pelos engenheiros Nicolau Kleinsorge e Waldemar Bracher e pelo então estudante de arquitetura, o artista Décio Bracher, que priorizaram as linhas retas e as formas geométricas simples. “O clássico permanece mais tempo em cartaz do que o efêmero. A boa arquitetura é, em si, um ornamento”, defendia Décio. Na época da construção, Carlos Bracher também contribuiu com o projeto realizando os desenhos de arquitetura. Os trabalhos desenvolvidos pelo artista, hoje, fazem parte do acervo do Mamm.

Tópicos: mamm / Urban Sketchers

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.