Cartas a JF: Saudades da Juiz de Fora antiga
Saudades da Juiz de Fora antiga
Nasci em 1953, aqui em Juiz de Fora, mais precisamente na Rua Porto das Flores em Santa Luzia; minha Bisavó era parteira, por isso nasci em casa mesmo. Aqui cresci e conheci muitas coisas, para mim atrações, que hoje já não existem.
Como sempre amei esta cidade tenho os livros: “Os Bondes em Juiz de Fora” editado pela Funalfa; “Álbum do Município de Juiz de Fora”, editado também pela Funalfa; tenho aquele lançado pela Tribuna em comemoração aos 30 anos e “Juiz de Fora: Imagens do Passado” de Douglas Fazolatto.
Saudades dos bondes: Como era bom andar de bonde. Quando adolescente, vendia o jornal “Diário da Tarde” pelos bondes e pontos de ônibus.
Saudades da Sorveteria Oásis; quem lembra daquele Picolé de Coco? Já viajei muito e nunca vi igual.
Saudades da saborosa Soda José Weiss.
Saudades do apito ou sirene da Joalheria Meridiano.
Cinemas diversos, mas o principal, ainda tem o prédio: Cine-Theatro Central, por muito tempo gerenciado pelo Sr, Waltencir Parizzi, meu amigo até hoje.
Aqui eu vi jogar o Garrincha, Nosso Andrade, Nosso Zé Carlos, Nilton Santos, Zico, Manga e mais outros lendários do Futebol.
Saudades do “Grupo Escolar Fernando Lôbo” (assim se escrevia), Dona Carolina que era diretora e minha primeira professora, Dona Amélia.
LEIA MAIS:
Saudades do “Parquinho” que tinha na Rua Moraes e Castro onde hoje é a escola “Marianinho”. Ali era um parque com muito espaço, muitas árvores, areia, balanço, escorregador e outras atrações que as crianças amam. Lembro-me de minha mãe brincando comigo no balanço quando eu tinha mais ou menos 5 anos de idade, depois de voltarmos da feira de Quarta-Feira que era na Rua Américo Bernardino naquele época. Ali eu passava horas com meus amigos crianças: Aristeuzinho, Ivan, Andersom e mais alguns.
Os bairros se chamavam: Cafarnaum, Megiolário, Serrinha, Cachoeirinha, Tapera, Bota N’água, Martelos, assim por diante.
Poderia citar mais algumas coisas, mas até aqui está bom!
Hoje tenho uma Empresa de Consertos em Lavadoras de Roupas (ALFA).
Amo Juiz de Fora!
Helvécio Pires
Tópicos: cartas a jf