Mostra Ratazana está com inscrições abertas para curtas e clipes

Festival acontece em maio deste ano e as submissões das produções podem ser feitas até 6 de abril


Por Tribuna

25/03/2025 às 13h46

A Mostra Ratazana de Cinema está recebendo a inscrição de curtas-metragens de diretores de todo o Brasil e de clipes musicais realizados em Juiz de Fora para a edição deste ano, que vai acontecer em maio. Até o dia 6 de abril, os interessados podem submeter suas produções no site oficial do evento. As inscrições são gratuitas.

O Ratazana é um festival alternativo que teve sua primeira edição realizada em 2014, em um bar no São Mateus. Desde o início, seu intuito é contrapor e, ao mesmo tempo, complementar o circuito de filmes independentes, sobretudo de Juiz de Fora, debatendo a produção audiovisual local e contemporânea. Tudo isso se mostra, principalmente, na diversidade que se apresenta na programação, fomentando debates sobre produções até então marginalizadas.

Essa ideia é representada no próprio nome. O rato faz referência ao Cinema Marginal, movimento contracultural dos anos 1960 e 70, responsável por filmes experimentais de baixo orçamento que contestaram a produção cinematográfica nacional da época. Muitas obras desse período foram rejeitadas por cinemas comerciais e por festivais mais eruditos, o que foi responsável por estimular o surgimento de mostras paralelas durante a ditadura.

Edições do Ratazana

Em 2018 e 2019, as atividades da mostra aconteceram no baixo centro de Juiz de Fora e integraram a agenda noturna do Festival Primeiro Plano. Em 2023, ela retornou, contemplada por editais de cultura e com periodicidade anual.

Neste ano, o Ratazana será realizado entre 16 e 18 de maio, no Beco da Cultura, que fica na Praça Antônio Carlos, entre o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e a Biblioteca Municipal Murilo Mendes.

 

Tópicos: Ratazana

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.