Espetáculo ‘Os Beatles e o Clube da Esquina Nas Geraes’ acontece em Juiz de Fora

Show acontece neste sábado, no Teatro Solar, às 19h


Por Renato Knopp*

21/02/2025 às 07h00

L e M CG 14
(Foto: Divulgação)

Mesmo que entre Belo Horizonte e Liverpool exista um oceano, Milton Nascimento dá a letra em “Para Lennon e McCartney”: ser o mundo é ser Minas Gerais. A canção, composta por Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant, é uma reverência dos membros do Clube da Esquina aos Beatles. Os elos entre os grupos são diversos e variados, tantos que levaram Sérgio Sansão a idealizar o espetáculo “Os Beatles e o Clube da Esquina Nas Geraes”, que acontece neste sábado (22), às 19h, no Teatro Solar. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Zine. 

Entre pontes e esquinas

Os próprios integrantes do Clube da Esquina, em diversas entrevistas, afirmaram que o quarteto de Liverpool foi uma forte influência para a sonoridade que produziram. Ao perceber como harmonias, acordes e arranjos conversavam, Sérgio teve a ideia de construir um passeio entre a obra de ambos os grupos. “Os dois repertórios ficam abraçados. Descobrimos esses caminhos pelas semelhanças sonoras. É assim que vamos fazendo as pontes para construir esses novos números musicais”, afirma Sérgio. 

A combinação, que sempre respeita o caráter original de cada canção, mesmo que seja tocado “do nosso jeito”, pois “nem tudo precisa ser idêntico”, faz surgir uma gama de situações inusitadas, em um primeiro momento. Por exemplo: “Trem azul” de Lô Borges passa, vagarosamente, para o “algo na maneira que ela se move”, da musa descrita em “Something”, dos Beatles. Em outros casos, a semelhança chega a surpreender Sérgio: “‘Roupa nova’ e ‘Day tripper’ são quase que uma só canção”.

Os encontros também são entre passado e presente. Entre os números, há algumas contações de “causos”, que versam desde a confusão de jazzistas estadunidenses achando que o Clube da Esquina seria uma espécie de Blue Note, clube de jazz famoso nos EUA, até a história da letra de “Clube da Esquina 2”, que só surgiu à pedido de Nana Caymmi. 

Esta, e várias outras histórias, foram contatadas ao septeto que compõe o “Os Beatles e o Clube da Esquina Nas Geraes” por integrantes do Clube. A proximidade com Márcio Borges, que chegou a participar de algumas apresentações, é motivo de felicidade para Sérgio. Mesmo que não tenham mostrado para todos os integrantes o show. “Ainda temos esse sonho. O repertório deles faz diferença na nossa vida. É muita beleza, muita sensibilidade. Daí a escolha de fazer esse espetáculo. É um repertório muito especial nas nossas vidas.”

O grupo, que é composto por Sérgio Sansão, Deco Fiori, Dudi Baratz, Lourival Franco, João Freire, Hugo Belfort e Marcelo Vig, já passou por mais de 100 cidades. Esta será a segunda apresentação do grupo em Juiz de Fora.

*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.