Marcelo Rubens Paiva acredita que as chances de ‘Ainda estou aqui’ ganhar o Oscar ‘são fortes’

Autor do livro que inspirou o filme usou suas redes sociais para comentar sobre a premiação


Por Agência Estado

21/02/2025 às 16h22

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro “Ainda estou aqui”, falou, nesta sexta-feira (21), sobre as chances do filme de Walter Salles no Oscar. O longa brasileira, que concorre as categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, é baseado na obra do autor.

“As chances de ganharmos Melhor Filme Internacional são fortes”, escreveu o escritor em seu perfil no X, o antigo Twitter. “Todos os prêmios que ‘Emilia Pérez’ ganhou, como o Bafta e o Globo de Ouro, foram ‘votados’ antes das polêmicas que o filme gerou.”

Marcelo se refere a uma série de publicações preconceituosas feitas pela atriz Karla Sofía Gascón entre 2016 e 2021. Durante a campanha, as falas problemáticas ressurgiram na internet e prejudicaram as chances do longa francês. “A disputa está acirrada? Todo ano é assim”, refletiu.

O autor, que é filho de Eunice Paiva – vivida por Fernanda Torres no longa -, entende que a vitória de Emilia Pérez no Bafta embolou a disputa, mas acredita que o resultado se deu pelo fato de que “Ainda estou aqui” só estreou no Reino Unido nesta semana, após o final da votação da premiação britânica.

“Minha aposta: ela (Fernanda Torres) ou a maravilhosa Mikey Madison ganham o Oscar”, palpitou sobre a categoria de Melhor Atriz. Em Melhor Filme, Marcelo acredita que o prêmio deve ficar entre “Conclave” e “Anora”.

“Para finalizar, quem me segue sabe que todo ano dou pitacos sobre os ganhadores do Oscar. E, claro, erro quase sempre, como todos e todas colegas”, ele brincou. “Quem posta hoje aqui não é o autor do livro Ainda Estou Aqui, mas o colunista, jornalista e diletante”, finalizou.

Confira a postagem de Marcelo Rubens Paiva sobre ‘Ainda estou aqui’ na íntegra

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.