Teia Municipal de Juiz de Fora reúne coletivos culturais para fortalecer a Rede Cultura Viva

Evento promovido pela Funalfa acontece nos dias 21 e 22 com debates, apresentações e cortejo artístico em espaços culturais da cidade


Por Tribuna

20/10/2025 às 16h02

A Teia Municipal de Juiz de Fora – Rede Cultura Viva será realizada nesta terça (21) e quarta-feira (22), com programação voltada ao diálogo, à troca de experiências e ao fortalecimento da rede cultural local. O evento é promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e contará com atividades no Centro Cultural Dnar Rocha e no Museu Mariano Procópio.

As inscrições estão abertas e podem participar da Teia Municipal todos os coletivos culturais de Juiz de Fora, sejam eles formais ou informais, incluindo grupos de teatro, dança, música, audiovisual, artes visuais, literatura, capoeira, cultura popular e demais expressões artísticas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do formulário on-line.

A abertura oficial ocorre nesta terça, das 17h às 21h, no Centro Cultural Dnar Rocha, quando serão realizadas apresentações institucionais e uma atividade cultural de encerramento. Entre os convidados estão a coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Ana Brandão, e o diretor da Política Nacional de Cultura Viva da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, João Pontes.

Na quarta-feira, a programação segue das 9h às 12h, com um cortejo cultural nas dependências do Museu Mariano Procópio. A atividade reunirá diferentes manifestações artísticas e pretende simbolizar a integração entre o poder público e os agentes culturais do município. Segundo a Funalfa, o evento representa um passo importante na consolidação das políticas públicas de cultura de base e na valorização do trabalho de coletivos e lideranças locais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.