Abertas inscrições para ‘Amigo do Patrimônio’ 2016


Por Juliana Netto

19/07/2016 às 19h23

Interessados em participar da preservação de bens culturais tombados pelo município e da valorização do patrimônio cultural de Juiz de Fora terão até o dia 4 de agosto para se inscrever na 11ª edição do Prêmio “Amigo do Patrimônio”. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa (Dipac), na Avenida Barão do Rio Branco, 2.234, 3º andar, no Parque Halfeld, Centro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, entre segunda e sexta-feira.

É necessário preenchimento de uma ficha com nome, endereço, telefone, descrição da ação e justificativa para o merecimento do prêmio, anexando à ficha, de preferência, fotos e documentação da atuação proposta para premiação. Conforme a Funalfa, organizadora da iniciativa, podem concorrer pessoas físicas e jurídicas, reconhecidas e indicadas pela comunidade, instituições e entidades civis e iniciativas que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como atitudes, gestos, intervenções que propiciem um novo olhar sobre a área, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito ao patrimônio.

Ainda conforme os organizadores, as indicações serão avaliadas por uma comissão formada por membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac) e por representantes de outros setores e instituições vinculadas ao patrimônio cultural.

O prêmio

Instituído em 2006, o “Amigo do Patrimônio” já contou com a participação de mais de 90 pessoas, empresas ou instituições, contemplando 39 iniciativas.

Em 2015, os premiados foram Décio Lopes, pelas ações de conservação e divulgação do acervo da Carriço-filmes; Família Bracher, pela administração e divulgação do acervo pessoal da família e suas contribuições para a cultura da cidade; José Luiz Ribeiro, pelo trabalho à frente do Fórum da Cultura e constantes atividades do grupo divulgação; Luis Alberto Passaglia e Maria Inês Giffoni Passaglia, casal de arquitetos com importante atuação no Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan/JF); Maurício de Lima Corrêa, pela divulgação periódica de fotos de Juiz de Fora em seu perfil do Facebook; Simone de Almeida e Fernando Lamas – Colégio João XXIII -, pela atividade extracurricular sobre as transformações do espaço urbano a partir da obra de João Carriço.

A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá em 17 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.