Festicidi 2025 começa nesta quinta e homenageia Amazonas; confira a programação

Festival chega à 4ª edição em Juiz de Fora com atividades gratuitas


Por Tribuna

18/09/2025 às 07h00

O Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicidi) chega à sua quarta edição e inicia a programação nesta quinta-feira (18), com atividades que se estendem até domingo (21). Neste ano, o estado homenageado é o Amazonas.

Com uma programação totalmente gratuita, o festival tem como eixos curatoriais Cinema-Educação, Arte LGBTQIAPN+, Afro-Latina-Caribenha e Povos Originários. Realizado anualmente pela Associação Cultural CineFanon, o evento incorpora, nesta edição, temas ambientais relacionados ao estado escolhido por votação popular.

A abertura acontece nesta quinta-feira, às 20h, no Cine-Theatro Central, com o concerto Para Sempre Villani. O concerto celebra os 95 anos de vida e carreira do pianista, maestro e compositor juiz-forano. O espetáculo reúne artistas de diferentes estados em tributo à obra do maestro, como Efigênia Villani-Côrtes, Ed Côrtes (SP), Maestro Marcelo Jardim (RJ), Orquestra Escola do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, sob regência de João Paulo Farias (MG), Cacaudio (MG), Dawa Puri (RJ) e Roxane Beatriz (MG), além de outros convidados. A direção musical é de André Pires, e a direção artística, de Ugo Soares.

A programação segue com uma série de atividades culturais: apresentações musicais, oficinas, seminários e mostras de cinema. Entre os destaques estão a mostra “Pequena África que habita em nós”; a visita guiada ao Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora; sessões de cinema ao ar livre na Praça Antônio Carlos; a exposição “Origens”, de Manu Pivatti; além de shows, performances artísticas, gastronomia e DJ sets.

Memórias da diáspora

No sábado (20), dentro da Mostra Afro-Latina-Caribenha acontece o seminário “Visões diaspóricas – uma perspectiva cultural e cinematográfica através do olhar feminino”, que propõe reflexões sobre o passado escravocrata e os caminhos da representatividade no cinema e na sociedade brasileira.

O encontro será realizado no Mercado Cultural AICE, das 14h às 16h, e traz como ponto de partida a exibição do filme “A morte branca do feiticeiro negro” (2020), de Rodrigo Ribeiro-Andrade. O ensaio visual poético reflete sobre o silenciamento e a invisibilização do povo preto em diáspora.

Após a sessão, haverá a apresentação da pesquisadora Juliana Domingos, mestra em História Oral pela USP. O seminário também contará com as presenças da coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Ana Teresa Melo Brandão, da secretária especial da Igualdade Racial de Juiz de Fora, Giane Elisa Sales de Almeida, e da atriz Pri Helena, que interpreta a empregada doméstica Zezé no filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Com curadoria da jornalista Tâmara Lis e do cineasta Ugo Soares, a iniciativa busca fortalecer o diálogo entre mulheres negras da diáspora africana, criando pontes entre experiências pessoais, produção cultural e políticas de igualdade racial.

Confira a programação completa do FestiCidi 2025

Quinta-feira (18/09):

Mostrinha Festicidi 

  • No Cine Theatro Central, às 14h

Encontro Cinema e Educação – Rede Kino

  • No Cine Theatro Central, às 16h

Abertura oficial – Concerto “Para sempre Villani”

  • No Cine Theatro Central, às 20h

Sexta-feira (19/09):

Oficina “Pesquisa em História para Documentário”

  • No Mercado Municipal , às 9h

Seminário LGBTQIAPN+

  • No Mercado Municipal , às 17h

Premiere LGBTQIAPN+

  • Na Praça Antônio Carlos, às 19h

Show “Amazonas Ball”

  • Praça Antônio Carlos, às 20h45

Sábado (20/09):

Master Class Joel Pizzini

  • No Mercado Municipal – AICE, às 09h

Palestra PROUT 

  • No Mercado Municipal – Palco Central, às 9h

Seminário Cinema Afro-Latino-Caribenho

  • No Mercado Municipal – AICE, às 14h

Mostra Afro-Latino-Caribenha

  • No Mercado Municipal – AICE, às 16h10

DJ Super Hist e Herkin

  • Na Praça Antônio Carlos, às 17h

Premiere Afro-Latino-Caribenho

  • Na Praça Antônio Carlos, às 19h

Show Camila Brasil

  • Na Praça Antônio Carlos, às 20h45

Domingo (21/09):

Oficina Saberes e Fazeres Pury

  • Na Praça Antônio Carlos, às 10h

Visita guiada com Xapi Puri

  • No Mercado Municipal, às 13h

Seminário Cinema Indígena

  • No Mercado Municipal – AICE, às 14h

Mostra Cinema Indígena

  • No Mercado Municipal – AICE, às 16h10

Contos e Cantos Pury com Daua Puri

  • Na Praça Antônio Carlos, às 17h30

Premiere Cinema Indígena

  • Na Praça Antônio Carlos , às 19h

Show AlgarabYa

  • Na Praça Antônio Carlos, às 20h45

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.