Espetáculo ‘IM/PER-FEIÇÕES’ acontece nesta quarta-feira no CEM

Apresentação é gratuita e busca refletir sobre o envelhecer


Por Tribuna

18/03/2025 às 07h00

IM/PER-FEIÇÕES espetáculo
Espetáculo tem entrada gratuita (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (19), às 19h30, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor Geraldo Moutinho (CEM) recebe o espetáculo “IM/PER-FEIÇÕES”, do Coletivo Quinquaginta. A apresentação é gratuita e conta com interpretação simultânea de Libras e audiodescrição, realizadas pela equipe especializada da própria escola.

A obra – um solo de uma bailarina de 61 anos – além de ser uma experiência estética, busca refletir sobre o envelhecer – tema cada vez mais relevante, tendo em vista que, de acordo com o último censo, em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população.

O espetáculo combina narrativas que envolvem as linguagens do audiovisual e da dança, além de interações que convidam à reflexão sobre o envelhecimento humano. A composição coreográfica aborda poeticamente os desafios da pessoa idosa, envolvendo aspectos físicos e psicológicos no enfrentamento dos preconceitos sociais e das diversas barreiras que limitam pessoas acima dos 60 anos a perfis ligados à incapacidade e à fragilidade.

Após a apresentação, será realizada uma roda de conversa, envolvendo a bailarina, o coreógrafo e os espectadores. A direção artística é de Herbert Hischter e performance de Iêda Loureiro e faz parte do projeto “Quinquaginta: Solo” – que tem o apoio institucional da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital LPG 08/2023: Territórios e paisagens, promovido pela Secult-MG e pelo Ministério da Cultura.

Serviço

Espetáculo “IM/PER-FEIÇÕES”

  • No Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor Geraldo Moutinho – CEM (Travessa Doutor Prisco 57 – Centro)
  • Na quarta-feira (19), às 19h30
  • Entrada gratuita
  • Classificação: Livre

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.