‘O Agente Secreto’ irá representar o Brasil no Oscar de 2026

A disputa estava acirrada entre “O agente secreto” e “Manas”; longa recebeu dois prêmios em Cannes


Por Elisabetta Mazocoli

15/09/2025 às 12h52- Atualizada 15/09/2025 às 12h53

A Academia Brasileira de Cinema escolheu o filme “O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, para representar o Brasil no Oscar de 2026. O longa recebeu dois prêmios no Festival de Cannes, um dos mais importantes do mundo, e tem a distribuição internacional da Neon. O filme já estava visado em revistas especializadas, como a Variety, e chama atenção no cenário global pela conquista recente da primeira estatueta do país.

A disputa estava acirrada entre “O Agente Secreto” e “Manas”, de Marianna Brennand Fortes. Também fazia parte da short list “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal, “Oeste outra vez”, de Erico Rassi, “Baby”, de Marcelo Caetano e “O último azul”, de Gabriel Mascaro.

“O Agente Secreto” conta com Wagner Moura no elenco, e o ator também recebeu o prêmio de atuação em Cannes. Além dele, compõem o filme Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Udo Kier, Alice Carvalho e Gabriel Leone. Kleber Mendonça Filho também é diretor de “Bacurau” (2019), “Aquarius” (2016) e “O som ao redor” (2012).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.