Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Nelsa Trombino é homenageada em documentário

“A dona do tacho” tem pré-estreia neste domingo no Matula Film Festival e conta a história da fundadora do restaurante Xapuri


Por Tribuna

14/05/2021 às 07h00

nelsa
Nelsa Trombini é fundadora de um dos mais famosos restaurantes de comida mineira do país (Foto: Divulgação)

Um dos ícones da gastronomia mineira e brasileira, Dona Nelsa Trombino, fundadora do restaurante Xapuri, é homenageada no documentário em curta-metragem “A dona do tacho”, que tem pré-estreia neste domingo (16) no Matula Film Festival. A produção poderá ser assistida de forma on-line e gratuita acessando o site matulafilmfestival.com.br, enquanto a estreia oficial acontece no próximo domingo no perfil do Instagram da Cumbucca, plataforma de turismo gastronômico, comida e cultura alimentar em Minas Gerais.
Viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, “A dona do tacho” tem direção de Marcelo Wanderley e roteiro de Rafael Rocha e mostra a trajetória de Dona Nelsa, atualmente com 82 anos. Caçula de uma família de imigrantes italianos com nove filhos, ela mudou-se da cidade paulista de Cubatão para o interior de Minas Gerais após seu casamento. Foi em uma fazenda em Lagoa da Prata que deu os primeiros passos para conhecer o preparo dos pratos típicos da cozinha mineira, como o frango com quiabo e os diversos doces.
Anos depois, em 1987, ela fundou em Belo Horizonte o restaurante Xapuri, que se tornou um sucesso em poucos meses e é considerado até hoje referência quando o assunto é a culinária de Minas, tendo sua idealizadora sempre com os pés na cozinha e defendendo a tradição na forma de preparar os pratos típicos, como o fogão a lenha e o uso dos tachos de cobre. Após décadas de dedicação, ela passou o comando do estabelecimento para o filho, Flávio.
O sucesso do restaurante foi tamanho que Nelsa Trombino ganhou incontáveis prêmios e participou de diversos festivais gastronômicos, além de ter sido convidada a levar sua expertise para diversos estados brasileiros e também ao exterior, levando a identidade mineira a países como Inglaterra, Espanha e China. Dona Nelsa teve seu talento reconhecido por importantes nomes da gastronomia nacional, como os chefs Alex Atala, Janaína Rueda, Leonardo Paixão, Rodrigo Oliveira e Ivo Faria, entre outros.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia