UFJF estreia no Spotify com bandas de estudantes
No Dia Mundial do Rock, Federal inaugura novo canal de comunicação e divulga trabalho de alunos músicos
No Dia Mundial do Rock, 13 de julho, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estreia seu perfil no Spotify com uma playlist de bandas de rock dos próprios estudantes. Confira quem está lá:
Vivenci
Formada pelo guitarrista Vinicius Polato, estudante de Comunicação, pelo baterista João Cordeiro, estudante de Música, e pelo baixista e vocalista Victor Polato, em cinco anos a banda já gravou dois EPs autorais, sendo o mais recente ”O seguinte”.
Inoutside
Mariana Campello, estudante de Artes e Design, vocal e guitarrista, é acompanhada por Remy Martins, estudante de Ciências Biológicas, na bateria, e por Sofia Musso, no baixo. “Inoutside” apresenta uma fusão de hardcore, punk rock e heavy metal. O trio planeja lançar o primeiro EP no próximo semestre.
Frickets
Formado há três anos, o grupo conta com Rodrigo Almeida, do curso de Direito, nos vocais; Marco Zambelli na guitarra; Phillipe Moreira, de Administração, no baixo; e Adam Rocha, da Economia, na bateria. A banda lançou seu primeiro EP no início do ano, “Attention Intervention”, com cinco faixas autorais.
Uivos
Lançada em 2013, a atual formação conta com Luan Baptista, estudante de Artes e Design, no vocal; Everton Surerus, do curso de Ciências Sociais, na guitarra; Igor Zoffoli, estudante de História, no baixo; e Eric Prates na bateria. A sonoridade é um híbrido entre o indie, o pós-hardcore e o funk. A banda apresenta duas demos gravadas, um pequeno hiato no currículo e uma aparição em um podcast russo.
Os Capivaras de Netuno
Em uma vibe “Raul Seixas”, o grupo faz da música uma brincadeira, com referência aos clássicos do rock nos dourados anos 1960 e 1970 e à Tropicália. As composições autorais falam de amores pastelões e pós-ressaca, com os estudantes Paulo Careli, de Engenharia Elétrica, e Renan Sena, nos teclados e bateria, respectivamente; com o baixista Rogério Martins, aluno de Filosofia; com o guitarrista Luis Dadalti, do curso de Letras, e com o vocalista e fundador da banda Brunno Esteves.
Drunken Tales
Ao longo de quatro anos, a banda passou por várias reformulações e hoje tem o estudante de Comunicação, Matheus Medeiros, como vocalista, o aluno de Engenharia Elétrica Lucas Santiago como baixista, e o guitarrista Higor Soffe, vindo de Artes e Design. A bateria fica sob responsabilidade de Anderson Santos, da Arquitetura; Rafael Ribeiro também assume a guitarra. Apesar de sua tradição ser com o indie rock, os atuais integrantes da banda estão estruturando novo estilo, misturando ritmos musicais brasileiros com o funk americano. O EP “Volátil” apresenta o trabalho autoral da banda.
Overdue
Formada pelo guitarrista Rodrigo Ferreira, estudante de Comunicação, pelo vocalista Yan, pelo baixista Lucas Müller e pelo baterista Thalles Oliveira, a banda tem combinado a sonoridade do rock com críticas político-sociais. O grupo já regravou o samba “Classe média”, de Max Gonzaga, na versão rock and roll.
Contratempo
Com uma inclinação para o pop rock, a banda conta com Leonardo Pacífico e Ian Sad nos vocais e guitarra, Luana Sad na bateria, e Guilherme Flauzino no baixo, que cursa Artes e Design. O som é influenciado pelo rock nacional, principalmente, por bandas da década de 1980. Recentemente, a Contratempo divulgou o lyric vídeo de seu primeiro som autoral, “Novas direções”.
Coroña
O trio formado pelo estudante de Comunicação Jordan Pereira, vocalista, Ramon Montorse, estudante de Economia, baixista, e Leonel Prestes, na bateria, possui como principais influências o grunge, o stoner e o hard rock.
Legrand
Com um pé no pop rock dos anos 1980 e o outro no indie rock dos anos 2000, a banda tem o estudante de Ciências Sociais Diego Neves no vocal, os alunos de Direito Vinícius Fonseca, no baixo, e Guilherme Lima na guitarra. O quarteto é fechado com Cyro Soares, de Artes e Design, que assumiu recentemente a bateria. Além do rock, o grupo se inspira em cantores e compositores de MPB e Clube da Esquina, como Lenine e Lô Borges. Suas composições falam sobre temas cotidianos, como falta de dinheiro e tempo, e assuntos comuns à vida universitária, como a transição para a fase adulta e a saudade de casa.
Abaixo, a playlist das bandas de alunos no canal da UFJF. Clique e curta!