“Suzume”, anime japonês de diretor prestigiado, chega aos cinemas nesta quinta-feira
Filme de Makoto Shinkai está batendo recorde de bilheterias pelo mundo; Cinemais traz sessão especial adaptada para público com transtorno do espectro autista
“Suzume”, do diretor Makoto Shinkai, chega aos cinemas brasileiros, nesta quinta-feira (13). O filme, que tem como protagonista uma adolescente órfã, arrecadou mais de US$ 138 milhões nas salas de exibição do Japão e se tornou a maior bilheteria de anime na China, fazendo com que já seja o quarto anime que mais arrecadou no mundo. O sucesso pode ser atribuído a vários fatores: o prestígio do diretor, que nos últimos anos é equiparado aos grandes nomes do cinema japonês contemporâneo; a história de amor entre dois personagens que procuram salvar o mundo; ou até mesmo a abordagem delicada que faz dos desastres naturais que acometeram as terras nipônicas. Fato é que, após “Your name”, “Jardim das palavras” e “O tempo com você”, o diretor emplacou mais um sucesso, e também conquistou a crítica especializada, tendo o filme selecionado para concorrer ao Urso de Ouro do Festival de Berlim.
A narrativa gira em torno justamente de Suzume, que vive com o trauma da perda e é criada por sua tia, quando, de repente, percebe uma porta flutuando no céu. O acontecimento inusitado se repete e, logo, surgem muitas outras portas que provocam uma série de catástrofes violentas, gerando tremores de terra, tempestades e ondas descontroladas de energia. O risco que esses eventos místicos trazem para a vida de todos evocam em Suzume a dolorida memória de um tsunami associado ao luto que carrega e que nunca conseguiu realmente superar: a perda da sua mãe.
Ao mesmo tempo, saindo para o colégio, ela conhece Souta, um forasteiro que lhe pede ajuda perguntando sobre a localização das ruínas na cidade. Esse encontro entre os dois, rapidamente, toma dimensões fantásticas, já que essas ruínas envolvem portais que levam a outros mundos e a criaturas assustadoras. Ela percebe que Souta também está envolvido nessa missão. Enquanto tentam salvar o mundo juntos, Suzume vai se apaixonando, e também descobre que Souta é uma entidade em forma de homem que busca, justamente, fechar as portas que a assustam. Para dificultar a missão dos dois, um “deus-gato” surge no caminho e transforma Souta em uma cadeira com uma das pernas quebradas.
A busca pelo gato, a descoberta pelo segredo por trás das portas, a vontade de estar com Souta e o esforço para salvar essa realidade fazem com que a personagem parta em uma aventura que também vai mudar a forma com que encara os próprios sentimentos. O filme, afinal, coloca em foco um casal que deve amenizar as feridas que foram deixadas pelos terremotos no Japão e que nunca se curou realmente das perdas sofridas. Mesmo com o tema dramático, a história também traz humor e leveza, celebrando a força de vontade dos jovens protagonistas.
Cine+Azul
Neste sábado (15), o “Cine+Azul”, projeto da rede Cinemais, realiza uma sessão especial adaptada para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autistas. As salas são preparadas com som mais baixo, iluminação especial durante toda a sessão, temperatura amena e traz liberdade do público andar, dançar e se divertir como quiser durante o filme. A sessão acontece às 14h, e o filme escolhido é “Super Mario: Bros“.