Jornalista formado na UFJF é premiado no Festival Internacional de Jornalismo, na Itália
Além da premiação, jornalista irá compor painel no Festival

O jornalista mineiro Yuri Alves Fernandes, formado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebeu, nesta sexta-feira (11), o Prêmio Criador de Notícias de Excelência em Jornalismo de Vídeo Independente, entregue pelo International Center for Journalists (ICFJ), na Itália. A premiação se dá pela idealização e produção da série “LGBT+60: Corpos que resistem”, que revela a trajetória de vida e celebrações de brasileiros LGBTQIAPN+ na terceira idade. A série foi produzida para a plataforma de jornalismo independente #Colabora, sendo possível assitir no Youtube gratuitamente, além do Globoplay, via canal Futura, e das redes sociais de Yuri.
A cerimônia compõe o XIX Festival Internacional de Jornalismo, um dos maiores eventos da categoria, que recebe milhares de pessoas anualmente na cidade italiana de Perúgia. O jornalista também integrou o painel “Tornando-se independente: Como jornalistas estão construindo audiências e expandindo negócios em todo o mundo”. Além do reconhecimento nesse evento, desde que estreou, em 2018, a série já ganhou mais de dez prêmios, incluindo os de Melhor Roteiro e Melhor Direção no Rio Webfest 2023 e Melhor Série de Diversidade no Rio Webfest 2024.
Yuri é o único jornalista sul-americano que recebeu o prêmio, ao lado de outros sete criadores de notícias independentes de países diferentes. Os vencedores são reconhecidos por suas reportagens e narrativas inovadoras e confiáveis, que promovem a compreensão pública sobre questões importantes. O prêmio é uma iniciativa da instituição – fundada em 1984 – para reconhecer jornalistas que estão na vanguarda de um novo ecossistema de mídia.
Retornando ao Brasil, o jornalista pretende trabalhar na quarta temporada do projeto, e busca novos investimentos para trazer ainda mais visibilidade ao tema.
Tópicos: ufjf