UFJF lança plataforma pioneira de inteligência ambiental no esporte

Evento acontece na próxima quarta-feira, às 9h, no prédio da Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física e Desportos 


Por Nayara Zanetti

09/11/2025 às 06h00

UFJF
(Foto: Felipe Couri)

A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com diversos grupos de pesquisa, lançará na próxima quarta-feira (12) uma plataforma digital de Inteligência Ambiental. O evento ocorrerá às 9h, no prédio da Pós-Graduação da Faefid, e marca a chegada de um repositório gratuito e pioneiro no Brasil e na América Latina. 

A iniciativa, fruto da colaboração entre o Laboratório de Inovação e Tecnologia no Esporte (Efinove), o Grupo de Investigação em Psicologia do Esporte e do Exercício, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento de Força – LABFOR, reúne tecnologia, sustentabilidade e práticas esportivas. Seu principal objetivo é mapear os efeitos das mudanças ambientais na saúde humana e no desempenho físico.

Com acesso livre e utilizando inteligência artificial, a plataforma oferecerá conteúdo direcionado a um público amplo, incluindo atletas, paratletas, profissionais de saúde e atividade física, gestores públicos e pesquisadores.

O lançamento contará com a participação virtual de coautores e especialistas envolvidos no projeto. Entre eles, destaca-se o Prof. Dr. Lamartine DaCosta, renomado pesquisador e organizador da obra “Inteligência ambiental – meio ambiente e sustentabilidade no esporte e atividades físicas”. A Profa. Dra. Carla Rocha Araujo, do GPEx da UFPA, também estará presente virtualmente.

A programação do evento incluirá falas institucionais e uma exposição presencial do Prof. Dr. Heglison Toledo, Coordenador do Efinove. Ele abordará os fundamentos da Inteligência Ambiental aplicada ao esporte e as perspectivas de expansão nacional da ferramenta, que teve seu início em Belém-PA durante os preparativos para a COP30. 

Tópicos: faefid / ufjf

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.