Escritora mineira Sílvia Paiva Ramos estreia com o romance ‘Quem será contra nós?’

Lançamento do livro acontece em Juiz de Fora nesta quinta-feira, às 19h, no Lourdes-Square


Por Tribuna

11/03/2025 às 14h23

silvia lançamento
(Foto: Divulgação)

O livro  “Quem será contra nós?” marca a estreia da mineira Sílvia Paiva Ramos como escritora. A trama acompanha Cristina e sua súbita mudança para uma fazenda no interior de Minas Gerais, onde o ambiente conservador e o trabalho exaustivo, gradualmente, transformam sua existência. O lançamento em Juiz de Fora acontece nesta quinta-feira (13), às 19h, no Lourdes Square-Empório (Ladeira Alexandre Leonel 221  – São Mateus). A autora também organiza lançamento em São Paulo e em Belo Horizonte.

Lançado pela editora Reformatório, o livro é, segundo a escritora Andréa del Fuego – autora de “A pediatra”, “Os malaquias”, entre outros -, “um dos grandes romances da atual literatura brasileira”. 

Enredo da estreia de Sílvia

silvia lançamentoO panorama familiar permeia todo o romance. Enquanto a mãe da protagonista adoece, Cristina começa a compreender os motivos que levaram seu pai a decidir pela mudança. Na fazenda, longe de qualquer testemunha, as promessas feitas pelo pastor aos novos residentes não são cumpridas, e cada vez mais a religião surge como uma forma de manipular os trabalhadores.  

Convencidos a doarem todos os seus pertences, os devotos trabalham na terra em busca de um lugar ao céu, território que se conquista com retidão. O pastor cuida dos fieis como gado, alegando que é preciso muito esforço para chegar ao outro lado da cerca. O entorno de Cristina vai se tornando mais opressivo. Entre a lealdade familiar e o desejo de escape dessa realidade, uma teia formada por fé e o medo, devoção e servidão, emaranham a protagonista em busca de uma brecha que a leve de encontro à sua liberdade. 

Serviço 

Lançamento do livro “Quem será contra nós?”

  • Quinta-feira (13), às 19h
  • No Lourdes Square-Empório (Ladeira Alexandre Leonel 221 – São Mateus)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.