Tópicos em alta: sergio moro / dengue / polícia / reforma da previdência / bolsonaro

Alunos da UFJF estreiam o musical ‘Finórium S/A’

Espetáculo autoral, que mescla comédia e ópera, será encenado nesta quinta-feira (11) no IAD (campus da UFJF)

Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

10/07/2019 às 18h43- Atualizada 11/07/2019 às 13h28

O Projeto Orfeu se apresenta pela primeira vez com um musical inédito nesta quinta-feira (11), no auditório Geraldo Pereira do Instituto de Artes e Design da UFJF. O espetáculo Finórium S/A mescla a comédia musical e a ópera para contar a história de uma empresa que tem documentos ilegais e se vê em apuros com a chegada de uma auditora do tribunal de contas. O grupo, que homenageia em seu nome o poeta Orfeu da mitologia grega, conta com a participação de 30 alunos, entre cantores, estudantes da universidade e da comunidade externa.

Segundo a coordenadora Tâmara Lessa, a iniciativa, que teve início este ano, é uma das pioneiras na UFJF e recebe o apoio da Pró-Reitoria de Cultura da universidade. “Eu trabalho com música popular há mais de 24 anos e, quando entrei para o ambiente acadêmico, vi que a técnica vocal para o canto lírico poderia ajudar também o canto popular e o teatro musical. O teatro musical e a ópera têm muitos pontos em comum, então resolvi agregar o canto, a interpretação e a expressão corporal e fazer uma inicialização à ópera”, destaca a aluna da Licenciatura em Música.

Grupo conta a história de uma empresa que tem documentos ilegais e se vê em apuros com a chegada de uma auditora do tribunal de contas (Foto: Divulgação)

Para desenvolver as aulas, o grupo assistiu a dezenas de musicais internacionais e brasileiros, além de receber noções de dança, canto, improvisação e interpretação para que os artistas pudessem incorporar seus papéis. “Resolvemos abordar com os alunos alguns musicais que foram famosos, como “Hair”, conhecido nos anos 1970, e a “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque. Também conversamos sobre o processo de desenvolvimento dos musicais estrangeiros e a vinda deles para o Brasil.” Foram dois meses de trabalhos de inicialização antes de focar nos ensaios da apresentação final.

O conteúdo continua após o anúncio

Pensando no musical autoral como encerramento do semestre, a proposta é criar um espetáculo que se encaixa no perfil dos alunos e em suas qualidades vocais. A inspiração para a composição veio da audição pela qual os alunos do projeto tiveram que passar para integrarem o grupo. “Todos na seleção tinham um enorme talento para a arte, gostavam e queriam se envolver, mas tinham outras carreiras. Noventa por cento das nossas duas turmas fazem outra faculdade ou trabalham em outra área e lidavam com a arte como um desejo ou hobby. A ideia da peça surgiu daí. A Finórium S/A é uma empresa em que as pessoas trabalhavam e ganhavam seu dinheiro, e em um momento crítico todos são mandados embora”, conta Tâmara. Os protagonistas são o chefe e dono da empresa, Finório Lacom, a auditora, Cassandra Leão, e os estagiários Rafael e Lili (um em cada sessão).

Com duração de cerca de uma hora, a peça é apresentada em ato único, com canções que remetem a ritmos regionais e urbanos, como baião, samba, jazz, R&B, rock e blues. O texto é de autoria da própria Tâmara Lessa, e as canções foram compostas em parceria com Rogério Nascimento, da Faculdade de Composição da UFJF. O trabalho vocal e preparação corporal foram coordenados pelas bacharéis em canto Ana Letícia Macedo e Michelle Flores. A criação de arranjos e condução dos ensaios está a cargo de Bernard Rodrigues, também da Faculdade de Composição, e Rogério Nascimento. A preparação cênica recebeu a colaboração da professora de teatro do SESC de Juiz de Fora, Juliana James. A trilha sonora será desempenhada por três músicos convidados (Davi Melo, Sandro Bade e Nill Menezes) e dois acompanhadores (Jonathan Martins Pires e Léo Lourenço).

No dia 24 de julho, o grupo realiza nova apresentação durante o 30º Festival de Música Colonial, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com sessões às 16h e 17h30. O grupo irá anunciar os ingressos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Musical Finórium S/A
Nesta sexta-feira (11), às 19h e 20h30, no Auditório Geraldo Pereira do Instituto de Artes e Design – IAD (Campus da UFJF). Ingressos disponíveis para a segunda sessão podem ser retirados até as 17h desta quinta-feira no Xerox do IAD.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia