Funalfa divulga resultado do Edital Fernanda Müller de Cultura Trans
Quatorze projetos foram aprovados; proponentes têm até sexta-feira (12) para encaminhar documentos necessários
No último sábado (6), foi publicado o resultado final do Edital Fernanda Müller de Cultura Trans, lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). No total, foram 14 projetos contemplados. O recurso é oriundo do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic).
O edital foi o segundo de uma série de cinco que formam o Programa Cultural Murilo Mendes para 2021. Com verba de R$ 200 mil, o Fernanda Müller de Cultura Trans tem a finalidade de fomentar ações e iniciativas artísticas e culturais promovidas pela ou para a comunidade transgênera, travesti, não-binária, queer, agênero, incluindo artistas cis que performam drag queen ou king.
Fernanda Müller, homenageada no nome do edital, foi uma importante artista travesti de Juiz de Fora, que contribuiu na luta por igualdade e combate à transfobia. Em entrevista à Tribuna no mês passado, Giane Elisa Sales de Almeida, diretora-geral da Funalfa, afirmou que todos os nomes dos cinco editais deste ano têm a finalidade de representar sua ideia e, ao mesmo tempo, trazerem uma carga educacional, sendo esse, inclusive, um dos papéis dos editais.
Os 14 contemplados pelo edital têm até sexta-feira (12) para apresentar os documentos necessários e abrir uma conta bancária exclusiva para a execução dos projetos. Os documentos devem ser encaminhados pelo aplicativo Prefeitura Ágil/1doc. Caso não haja cumprimento do prazo, haverá desclassificação do proponente.
Confira a lista com os projetos contemplados:
David Martins da Silva Filho – EP “Mergulho”
Úrsula Scavollini – “Xica Manicongo: o valor da sua pele”
Terra Assunção – “E se essa escola fosse de todes?”
Gabriel Acaju/Gabriela Acaju – “GABRIELACAJU & violão”
Raphael Oliveira Marques – “Personas de uma vida libertária”
Júlia Medeiros – Oficina Artesanal Empreendedora LGBTQIA
Rebecca Scoralick Fernandes – “Vogue Training”
Luíso Souza Tobias de Camargo – “Testemunho de bichas e não binárias”
Marilia Neves – “Empodere-se”
Rodrigo Carneiro Miranda – “Tynna”
Safira Ventura Misael – “Trava Ball JF”
Noah Mancini Mendes – Álbum “Mavamba”
Dandara Felícia Silva Oliveira – “Adoráveis senhoras”
Giselle de Almeida Nascimento – “Operação Tarântula”