Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto gratuito em Juiz de Fora

Apresentação será realizada junto com os jovens músicos da Orquestra Escola do Conservatório Estadual De Música Haidée França Americano


Por Mafê Braga*

07/08/2025 às 07h00

53908820048 fec224e27e k
Apresentação integra o projeto educativo Conexões Musicais (Foto: Antonio Azevedo/ Divulgação)

O quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), composto pelos violinistas Bogdan Hudzelaits e Lucas Farias, o violista Samuel Passos e o violoncelista Miguel Balloussier, irá realizar uma apresentação com os jovens músicos da Orquestra Escola do Conservatório Estadual De Música Haidée França Americano (CEMHFA), sob regência do maestro Prof. Me. João Paulo Faria, em Juiz de Fora. O concerto gratuito acontece no domingo (10), às 19h, no Cine-Theatro Central.

O quarteto instrumental juiz-forano Choro Bordado, composto pelos músicos Lucas Ventura Fajoses (flauta), Mariana Cária (saxofone), Gustavo Duarte (violão) e Bruno Targs (percussão), será responsável pela abertura do evento. Os ingressos podem ser retirados via plataforma digital.

A programação inclui os arranjos de “Saxofone por que choras”, “Um chorinho pra você”, “Tico-Tico no fubá” e “Bandolim antigo”, apresentados pelo quarteto Choro Bordado. Já a OSB e os jovens músicos do CEMHFA reproduzem arranjos com adaptações, como a “Pequena serenata noturna”, “Rosa”, “Carcará”, “Waltzing Matilda”, “Hino do Conservatório”, “Bailado na roça”, “Cinco miniaturas brasileiras”, “Carinhoso”, “Eu só quero um xodó” e “Canção típica”.

Destaques na música brasileira

A Orquestra Sinfônica Brasileira atua há mais de 80 anos no país e já realizou mais de cinco mil concertos ao longo de sua existência. Foi a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de transformação de plateia. Atualmente, é composta por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros e organiza regularmente concertos, apresentações especiais e ações educativas. Também desenvolve um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura, de acordo com a organização.

A Orquestra Escola do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (CEMHFA) é composta por, aproximadamente, 50 integrantes, incluindo alunos, professores e membros da comunidade. Fundada em 2022, representa um compromisso com a educação musical e a difusão da cultura, além de proporcionar uma imersão na prática orquestral, sendo, muitas vezes, a porta de entrada para esse universo musical, conforme explica a direção.

Formado em 2024, o quarteto instrumental Choro Bordado interpreta um repertório de choro que combina arranjos clássicos (inspirados em gravações de referência) com releituras autorais de obras consagradas e composições próprias. De acordo com o grupo,a proposta é respeitar as características essenciais do gênero, incorporando as experiências musicais de cada integrante. Seus arranjos e interpretações revelam influências que vão da música de concerto às canções tradicionais mineiras, passando por samba, ritmos latino-americanos e afro-brasileiros.

Programação voltada para o aprendizado

53907678027 22bbeb516e k
Conexões Musicais integra alunos de escolas públicas por meio da música (Foto: Antonio Azevedo / Divulgação)

Além do concerto de domingo, nesta quinta-feira (7), o quarteto de cordas da OSB realiza concertos didáticos,  também no Cine-Theatro Central, em dois horários: 9h30 e 14h. 

Os encontros são caracterizados por apresentações musicais comentadas, com o objetivo de demonstrar os instrumentos e a música orquestral de forma lúdica e interativa, como  informa o grupo. A atividade é direcionada para estudantes de música integrados ao projeto Conexões Musicais.

“Uma das premissas do Conexões Musicais é a democratização da educação musical, e fazemos isso diariamente por meio do constante diálogo entre gestores, alunos de vários níveis de aprendizado e professores da Fundação OSB. Nesta conexão, ensinamos e aprendemos mutuamente, e a cada aula temos a alegria de relembrar a razão pela qual escolhemos a nossa arte”, relata o gerente educacional da Fundação OSB, Elber Ramos.

A passagem dos músicos de cordas pela cidade também inclui aulas presenciais com os alunos da CEMHFA na sexta-feira (8) e no sábado (9). O grupo já realiza aulas remotas com os estudantes desde março deste ano. De acordo com a organização, os instrumentistas da OSB conduzem atividades com foco no aprimoramento da técnica instrumental dos jovens músicos em início de carreira.

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

Serviço

Concertos didáticos do quarteto de cordas da OSB para alunos de música
Data: 7 de agosto (quinta-feira)
Horário: 9h30 e 14h
Local: Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, S/N – Centro)

Aulas de violino, viola e violoncelo para alunos da CEMHFA
Data: 8 e 9 de agosto (sexta-feira e sábado)
Horário: das 13h30 às 16h30 na sexta e das 9h30 às 12h30 no sábado
Local: Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (R. Batista de Oliveira, 377 – Centro)

Ensaios do quarteto de cordas da OSB e Orquestra do CEMHFA
Data: 8 e 9 de agosto (sexta-feira e sábado)
Horário: das 18h às 21h na sexta e das 14h às 17h no sábado
Local: Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (R. Batista de Oliveira, 377 – Centro)

Concerto de integração do quarteto de cordas da OSB e orquestra da escola do CEMFHA
Data: 10 de agosto (domingo)
Horário: 19h
Local: Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, S/N – Centro)
Ingresso gratuito mediante retirada na plataforma Sympla

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.