Exposição ‘Fio-linguagem’ leva trabalho de alunos para galeria do Instituto de Artes e Design

Seleção reúne cartazes, vídeo-artes, animações, objetos, áudios e fotografias


Por Elisabetta Mazocoli

06/03/2025 às 13h42- Atualizada 06/03/2025 às 13h46

fio-linguagem
Além dos trabalhos realizados nas disciplinas, equipe também se reuniu para produção e montagem da exposição (Foto: Larissa Alves)

A exposição “Fio-linguagem” reuniu o trabalho desenvolvido por alunos do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF) durante seis disciplinas do curso, ministradas pela professora Adriana Oliveira. O projeto buscou trabalhar conceitos que envolvem a intermidialidade, que é a junção de linguagens em uma só obra, a partir de texto e imagem. A seleção reúne uma variedade de obras em cartazes, vídeo-artes, animações, objetos, áudios e fotografias, que podem ser vistas na Galeria Guaçui, dentro do instituto. A exibição segue até 17 de março e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h.

A exposição abarcou as disciplinas de Ateliê e Novas Tecnologias; Fotografia I; Fotografia II; Análise das Linguagens Contemporâneas I e Análise das Linguagens Contemporâneas II. Todas as turmas trabalharam, como conta Adriana, com essas superfícies bidimensionais para criar. Como define, o conjunto das obras interrelacionam diferentes linguagens e vários suportes diferentes. “Esses trabalhos potencializam a sensibilidade, a criatividade e a competência desses alunos, que serão os jovens artistas do futuro”, diz.

fio-linguagem
‘Fio-linguagem’ segue em exibição segue até 17 de março (Foto: Divulgação)

A exposição conta com a elaboração dos catálogos digitais, em que é possível entender mais as obras, assim como ver os títulos e o nome dos autores. Esse trabalho foi realizado em parceria com a bolsista da professora, a estudante Larissa Alves. “A montagem de uma exposição, ao final de um ano, é importante não só para mim, para exercitar a questão curatorial e expositiva, mas também para os alunos conseguirem finalizar seus períodos por meio de uma mostra que simula os ambientes da vida real”, destaca.

Parte dos trabalhos foram feitos a partir dessas ideias e usaram da sensorialidade e do desenvolvimento de textos coletivos como base, que foram feitos com técnicas associativas. As fotos, ainda, foram pensadas com tema de memória afetiva e tiveram execução no Cine-Theatro Central.

Tópicos: IAD-UFJF

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.