O que Juiz de Fora oferece de programação cultural nas férias
Garimpamos ideias do que acontece por aqui após o ano novo
O calendário da UFJF está em momento de pausa até a retomada do próximo semestre letivo, assim como as escolas estão em período de férias estudantis. E ainda, boa parte dos trabalhadores escolhe o mês de janeiro para tirar dias de descanso. Muitas pessoas viajam. Mas, e quem escolhe ficar em Juiz de Fora? Demos uma pesquisada em atrações que acontecem este mês para as férias se tornarem muito mais proveitosas.
Um dos principais e tradicionais espaços da cidade, o Parque do Museu Mariano Procópio, como divulgado em reportagem publicada na Tribuna na última quarta-feira (3) , se encontra fechado após um macaco macho da espécie Bugio ser encontrado morto no local. Segundo a assessora de imprensa da Prefeitura, Telma Elisa, a previsão é que o Mariano Procópio permaneça fechado por 30 dias, começando a contar a partir de 4 de janeiro. Para fins de investigação sobre a possível causa, tanto o acervo quanto o parque vão permanecer com visita interrompida durante o mês de férias. No entanto, isso é motivo para explorarmos outros museus e parques de Juiz de Fora que seguem abertos com atividades de lazer e educativas acontecendo regularmente.
A UFJF, por exemplo, anunciou, no último dia 28 de dezembro, a abertura do Jardim Botânico da universidade para o início de 2018, ainda sem data confirmada. O Centro de Ciências permanece aberto em horário especial até 4 de março, de terça a sexta, das 14h às 18h, sendo que as terças e quintas, das 19h às 21h, acontecem sessões no observatório astronômico. Aos sábados a visita é das 14h às 17h, e domingo, de 9h ao meio-dia. Não será necessário agendar visitas até 4 de março. Já o projeto Som Aberto não acontece durante o mês de janeiro, segundo a assessoria de comunicação da UFJF. No entanto, o jardim sensorial, o parquinho, a academia ao ar livre e a pista de skate estão liberados para quem quiser aproveitar as atrações do campus.
O Parque da Lajinha é outra opção. O local está inserido em um espaço de conservação ambiental dentro do bioma da Mata Atlântica. O parque, que fica aberto todos os dias, das 8h às 17h, possui academia para ginástica ao ar livre, pista para caminhada em volta do lago, campo para crianças jogarem bola ou soltarem pipa, além de espaço para piquenique e uma recente lanchonete inaugurada no último mês.
Atividades especiais
O Museu Ferroviário preparou uma programação intensa durante todos os finais de semana do mês de janeiro, algumas especialmente criadas para o período de férias. Além de oficinas sócio-educativas e lançamento de livro, acontece entre os dias 15 a 19, e também 22 a 26 de janeiro, sempre às 14h, o Cineclubinho Museu Ferroviário com dez sessões de filmes infantojuvenis, entre eles duas produções nacionais: “O menino e o mundo”, de Alê Abreu; e “Detetives do prédio azul”, lançado em 2017, com direção de André Pellenz.
Outro cineclube é o Canguru, que estréia no mês de férias, no próximo dia 20, e segue acontecendo mensalmente no Museu Ferroviário. Foi criado com uma visão inovadora e inclusiva. São sessões de cinema especiais para mães e pais irem com seus filhos pequenos. O filme de janeiro é “Muito além do peso”, um documentário brasileiro dirigido por Estela Renner sobre a qualidade da alimentação infantil. Após a exibição, será realizado um bate papo sobre o tema com Thais Ventura, mãe e autora do blog “As delicias do Dudu e da Annie”, e Juliana Araújo, mãe, jornalista e uma das criadoras da página Inhami Inhami.
Peças de teatro também serão encenadas no mês de janeiro no Museu Ferroviário. Entre os dias 12, 13 e 14 acontece o “Solidariedarte”, uma apresentação reflexiva sobre os atingidos na enchente em Santo Antônio do Grama, em Minas Gerais. Os ingressos serão convertidos para ajudar as vítimas das chuvas de dezembro de 2017. Já no último fim de semana de janeiro, entre os dias 26, 27 e 28, e também no domingo, 4 de fevereiro, vai entrar em cartaz a segunda temporada da peça “Essa estranha sensação de família”, dirigida por Diogo Liberano (RJ) e produzida pelo juiz-forano Zezinho Mancini. Uma peça para o público adulto que debate preconceitos e relação familiar.
Colônia de férias
Para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, além das muitas colônias de férias que estão em nosso roteiro “Verão animado”, divulgado pela Tribuna na sexta-feira (5), a Funalfa acaba de anunciar cem vagas gratuitas para a terceira edição da Colônia de Férias do Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira (Praça CEU).
Os responsáveis interessados em conseguir uma vaga para seus filhos devem se inscrever a partir de segunda-feira (8), na secretaria do CEU (Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899 – Benfica), de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h; aos sábados, das 10h às 20h; e aos domingos, das 10h às 19h. A programação vai de 22 a 26 de janeiro e envolve competições esportivas, aulões de dança, recreação com pintura e contação de histórias, além de um espetáculo teatral e sorteio de brindes e brinquedos.