Cineastas estreantes podem ver suas recentes produções nas telas
Festival Primeiro Plano está com inscrições abertas até 18 de agosto
Novos e novas diretoras de cinema que mergulharam de cabeça nesse aprendizado e começaram a escrever e dirigir seus próprios curtas já podem se inscrever para a 16ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Desde 2002 o evento acontece de forma ininterrupta na cidade. É a oportunidade para que aquele curta universitário ou feito em baixíssimo orçamento, muitas vezes sem nenhum, seja exibido para um público assertivo, de apreciadores do cinema independente, que está fora do circuito comercial.
Para ter a chance de exibir seu filme nesse evento, que já faz parte do calendário anual de Juiz de Fora, é preciso entrar no site primeiroplano.art.br e criar seu próprio login e senha. Serão aceitas inscrições até o dia 18 de agosto, em português e espanhol. Sendo que os curtas em língua espanhola devem ser enviados com legendas em inglês ou português. Algo que facilita muito é a opção de poder salvar as etapas de inscrição que já completou e reabrir para finalizar depois, além disso, o produtor ou responsável pelo filme deve enviar um link com a obra disponível para passar pela curadoria, ou entregar uma cópia em DVD pelo correios para Avenida Presidente Itamar Franco, 728, sala 503, Centro, Juiz de Fora.
Sobre a programação e a abertura das mostras, ainda não foram divulgadas datas oficiais, mas a previsão é que o festival ocorra no final do mês de outubro. A Mostra Competitiva Regional aceita curtas de diretores que moram em Juiz de Fora e Zona da Mata. Os diretores universitários concorrem ao Prêmio de Incentivo primeiro Plano, de R$9 mil, criado para fomentar a realização de novas produções cinematográficas. O curta premiado na edição 2016 foi o da diretora Ana Cláudia Ferreira, chamado “A menina que colecionava estrelas”. A diretora e roteirista de cinema juiz-forana já está em fase de produção de seu novo curta, que em breve entra em set de gravação. Além disso, seu curta premiado no Primeiro Plano também está representando a região sudeste no Intercom, como melhor produção cinematográfica universitária do país.
Já a Mostra Competitiva Mercocidades é destinada à exibição de filmes de cineastas estreantes sul-americanos, incluindo diretores de todo o território nacional. As produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2016 e a duração máxima dos curtas, que serão selecionados para as duas mostras, deve ser de 20 minutos.