Do jornal para a telona: Agamenon Mendes Pereira


Por Tribuna

05/01/2012 às 19h04

Reza a lenda que o jornalista teria nascido no final do século XIX

Reza a lenda que o jornalista teria nascido no final do século XIX

Um falso documentário com boas doses de comédia. É esta a receita para a construção do filme "As aventuras de Agamenon, o repórter". O roteiro conta a história do lendário jornalista Agamenon Mendes Pedreira (Hubert), personagem fictício que assina uma coluna publicada na edição dominical do jornal "O Globo".

Reza a lenda que Agamenon é um jornalista que teria nascido no final do século XIX e estaria vivo até hoje, e que teria presenciado diversos momentos históricos do século XX, tendo sempre uma versão única e muito pessoal dos acontecimentos.

Na direção está Victor Lopes que, talvez, tivesse em mente algo na linha de um "Forrest Gump" brazuca quando planejou o filme. Agamenon é inserido em imagens de arquivo em momentos importantes da história – entrevistando Ghandi, Freud, Einstein e cobrindo a 2ª Guerra Mundial – que, aliás, é responsável por uma das sequências mais duvidosas do filme, quando Adnet canta algo chamado "Funk dos aliados".

Em sua juventude, o ‘repórter’ é interpretado pelo comediante Marcelo Adnet ("Onde está a felicidade?"). O protagonista é o único que muda de aparência e isso só acontece porque, segundo a produção, teria sido exposto a altas doses de radioatividade enquanto acompanhava o bombardeio à Hiroshima. A partir desse ponto, o papel é defendido por Hubert, que também assina o roteiro com o colega de "Casseta & Planeta" Marcelo Madureira.

Outras presenças ilustres no elenco do filme são as participações de figuras públicas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o escritor Paulo Coelho e o colunista Nelson Motta. Eles dão falsos depoimentos acerca de Agamenon em passagens pseudo-documentais colocadas no decorrer do filme quando convenientes. Completa o time Luana Piovani, no papel da esposa do anti-herói.

 

AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER

Comédia, Brasil, 2012, 74 min.

Alameda 2: 14h, 16h, 18h, 20h e 22h.

Palace 2: 16h20, 18h, 19h50 e 21h50.

UCI 5: 13h, 14h45, 16h30, 18h15, 20h e 21h45.

 

Classificação: 14 anos

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

X
noscript