Combustível: confira dicas de como economizar
Consultora da Delta Fiat enumera situações do dia a dia que auxiliam na diminuição dos gastos com o carro
Quais hábitos simples no dia a dia são importantes e eficazes aos motoristas para que consigam economizar combustível? Dúvidas comuns nas ruas de todo o país, como esta, que podem tanto auxiliar na diminuição dos gastos quanto aumentar a vida útil dos veículos, serão respondidas por especialistas de Juiz de Fora a partir deste sábado (24), neste novo quadro do Meu Carro & Cia, espaço da Tribuna focado no setor automobilístico.
Segundo Rayssa Monique, consultora da Delta Fiat, em Juiz de Fora, é importante, primeiramente, abastecer com o combustível certo. “O consumo de combustível varia de um modelo para outro. Por isso, na hora de escolher o seu carro novo, dê preferência a um modelo que seja categoria A em consumo, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nem sempre o mais barato é o melhor. Veja o manual do veículo e entenda se vale mais a pena usar gasolina aditivada ou etanol.”

Outro ponto ressaltado pela consultora é a calibragem dos pneus com regularidade. “Quando eles estão murchos, o atrito com o solo é maior, o que faz o carro gastar mais. O ideal é fazer isso semanalmente ou a cada 15 dias, no máximo.”
A manutenção preventiva do veículo é uma questão reforçada por Rayssa. “Velas, filtros e bicos injetores sujos fazem o carro consumir mais. Revisões regulares geram uma maior economia a longo prazo”, ressalta. Além disso, ela enfatiza a importância de evitar o excesso de peso e uso desnecessário do ar-condicionado “Quanto mais peso dentro do carro, maior o consumo. O ar-condicionado em baixa velocidade também é um grande influenciador no gasto.”
Por fim, a consultora da Delta Fiat enfatiza a importância de dirigir com suavidade no dia a dia. “É fundamental evitar arrancadas bruscas e frenagens fortes. Uma direção mais tranquila pode reduzir o consumo em até 20%”, afirma.
Delta Fiat – Juiz de Fora
Endereço: Av. Brasil, 7345 – São Dimas
Tópicos: combustível