Receita de Família – hambúrguer artesanal
Com os excessos das festas de Natal e Réveillon, muita gente aproveita o início do novo ano para fazer um detox alimentar, optando por alimentos mais leves e menos calóricos. Ainda assim, de vez em quando bate aquela vontade de se entregar a alguns deleites gastronômicos, não raramente um lanchinho diferente. A receita deste domingo é para quem quer aprender a fazer em casa o rei das casas especializadas e gastrobares, o hambúrguer artesanal, feito com pão de calabresa, hambúrguer caseiro e cebola caramelizada.
“O bife de calabresa tem um sabor bem apurado e, ao colocar o requeijão, vamos dar cremosidade e uma quebrada nesse sabor. O tomate seco vem para adocicar e estilizar, e folhas de rúcula, para refrescar. Já o barbecue hidrata o delicioso pão com toque de calabresa, que dá o toque final a receita”, ensina Leandro Monteiro, criador da delícia inspirada em “O Poderoso Chefão” e preparada com os conhecimentos de um curso de gastronomia steakhouse feito nos Estados Unidos e um de cortes especiais de carne feito na Austrália.
Para Leandro, o que faz um bom hambúrguer é a harmonização entre os elementos, sem firulas ou devaneios muito “gourmetizados”, explica o cozinheiro, para quem a cozinha é um meio de expressão. “É uma alquimia muito prazerosa. Gosto de surpreender através do paladar, ouvir as pessoas dizerem ‘Nossa, eu nunca poderia imaginar que um hambúrguer de calabresa fosse tão gostoso'”, diz ele.
Em 2016, a ideia do cozinheiro é tocar dois projetos de gastronomia, o “Monteiro Burguer”, que deve virar uma fábrica, e o “Home Made”, em que chefs de cozinha levam gastronomia de alta qualidade para a casa dos clientes.
Para que o sanduíche fique no ponto perfeito, Leandro dá algumas dicas: “O bife pode ficar mais saboroso se repousar durante 24 horas depois que estiver no formato, antes de grelhar.” E se a ideia é tornar o hambúrguer mais refrescante para o verão, Leandro também tem alguns segredos. “No lugar do requeijão, pode-se usar mozarela de búfala e trocar o tomate seco por tomates ‘sweet grape’ e adicionar folhas de manjericão, fica muito bom”, orienta ele, que recomenda um bom Malbec ou uma cerveja Irish Red como harmonização, mas revela qual é o melhor acompanhamento. “Para comer um belo hambúrguer, não existe nada melhor do que uma rodela de limão, três cubos de gelo e um copo cheio daquele refrigerante de cola, bem gelado.”