Crianças de escola estadual receberão 30 brinquedos feitos com lixo eletrônico

No último sábado, teclados, mouses, placas, monitores e todo o tipo de lixo eletrônico, que a gente nunca sabe como descartar, foram transformados em brinquedos, que serão distribuídos a crianças da rede estadual. A iniciativa foi uma parceria do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora com a Tunnel Lab, que realizaram a ação “Natal makers do bem”, que envolveu a coleta de lixo eletrônico, desmontagem do material e transformação em brinquedos, tudo feito no último sábado, dia 28 de novembro.
De acordo com a assessoria de comunicação do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, cerca de 30 brinquedos foram confeccionados para serem distribuídos a crianças da Escola Estadual Clorindo Burnier, no bairro Barbosa Lage. Além dos brinquedos, um computador recuperado durante o evento também será doado. O projeto foi organizado pelo professor Victor Condé e pela ex-aluna Juliana Nascimento.
Descarte de eletrônicos
Conforme previsão da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017 a quantidade de lixo eletrônico irá alcançar o montante de 50 milhões de toneladas. TVs, celulares e computadores estão no topo da lista dos equipamentos mais descartados. Segundo relatório publicado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) em maio deste ano, cerca de 90% do material eletrônico mundial é descartado ou tratado ilegalmente.