Conferência elenca 12 propostas para região
Atualizada em 01-10-15 às 8h29
Representantes de mais de 80 municípios da região estiveram ontem em Juiz de Fora para discutir propostas no âmbito da assistência social, que serão apresentadas na Conferência Estadual de Assistência Social, entre os dias 26 e 29 de outubro. Eles participaram da conferência regional, que teve como tema “O Desafio da regionalização na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Minas Gerais”. Foram elencadas 12 propostas, divididas em três sub-temas: regionalização, capacitação dos trabalhadores e ampliação dos serviços aos usuários.
Na abertura do evento, que aconteceu pela manhã no Independência Trade Hotel, o titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), André Quintão, destacou sobre os três principais desafios encontrados pela pasta nos municípios, englobando frentes financeiras, operacionais e proteção especial. Ele pontuou sobre as conquistas já obtidas, mas reforçou muita coisa ainda precisa ser feita para garantir continuidade e acesso aos serviços ofertados nos centros de referência de Assistência Social (CRAS) e Especializado de Assistência Social (Creas).
“Temos muita teoria e leis, agora precisamos aperfeiçoar a gestão para resultados efetivos para o usuários. Vamos continuar apoiando financeiramente os municípios por meio do Piso Mineiro da Assistência Social, que neste ano, teve sua transferência regularizada, o que não acontecia desde 2011. Este recurso deve ser implantado na manutenção dos equipamentos, custeio das equipes e desenvolvimento de programas”, disse Quintão.
Em Juiz de Fora, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, destacou que tanto na cidade como nas demais, todas a propostas devem englobar a qualidade do atendimento, extensão dos serviços e cumprimento das diretrizes do Suas. “O desafio para Juiz de Fora hoje é a situação de judicialização da Amac, que historicamente foi a executora dos serviços. Mas, com a implantação do Suas, que exige gestão estatal, passamos a enfrentar uma série de problemas. Estamos avançando na proteção básica e especial, atendendo aos mais necessitados, que são pessoas em vulnerabilidade social”. Até a data da Conferência Estadual, serão realizados 15 eventos regionais. A edição em Juiz de Fora foi a décima.