Juiz de Fora se mantém na posição B no Mapa do Turismo do Brasil
Bom posicionamento permite acesso a recursos para financiar atividades turísticas no município; na região, Santos Dumont e Simão Pereira também estão na lista
Divulgado nesta semana, o Mapa do Turismo do Brasil de 2022 colocou Juiz de Fora na classificação B, a segunda melhor de uma valoração que vai de A a E. A cidade se mantém na mesma posição dos rankings passados e também faz parte da Instância de Governança Regional (IGR) Caminho Novo.
Na região, os municípios de Santos Dumont e Simão Pereira também são cidades IGR e estão no mapa na posição D. De acordo com o Ministério do Turismo, responsável pela avaliação, 2.542 cidades de 322 regiões foram homologadas e podem receber recursos financeiros e ações do Ministério para diversos projetos.
O bom posicionamento no mapa possibilita que o município acesse ações e recursos que podem financiar as atividades turísticas, como obras de infraestrutura, treinamento e capacitação de pessoas, além da geração de emprego e renda. Para pontuar as cidades do mapa, o Ministério do Turismo considera o desempenho da economia no turismo e leva em conta variáveis como o número de estabelecimentos de hospedagem e de empregos, estimativa de visitantes domésticos e internacionais, arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens, entre outros.
De acordo com a Secretaria de Turismo de Juiz de Fora (Setur), o Ministério do Turismo também conferiu a IGR Caminho Novo e certificados aos Conselhos Municipais de Turismo de Juiz de Fora, Santos Dumont e Simão Pereira. A Setur ainda destacou o papel fundamental do Conselho Municipal de Turismo que forneceu documentos e informações que permitiram que Juiz de Fora se mantivesse na classificação B do mapa.