Ranking da qualidade de vida: Juiz de Fora ocupa 12º lugar em Minas; Nova Lima ocupa o primeiro

Pesquisa analisou indicadores como moradia, qualidade do meio ambiente, saneamento, educação, saúde e bem-estar. No ranking nacional, cidade ocupa 131ª posição


Por Mariana Souza*

30/01/2025 às 15h24

TEMPO Juiz de Fora calor dia mais quente desde novembro de 23 foto Felipe Couri
Cidade se cidade se com boas avaliações em áreas como acesso à cultura, lazer e esporte. No entanto, pontos de atenção incluem a baixa cobertura vacinal contra a poliomielite e a alta taxa de reprovação escolar no ensino médio (Foto: Felipe Couri)

Juiz de Fora ocupa a 12ª posição no ranking das cidades mineiras com melhor qualidade de vida, segundo levantamento realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS). O cálculo da pesquisa é baseado em 53 indicadores, entre eles estão moradia, qualidade do meio ambiente, saneamento, educação, saúde e bem-estar. 

Divulgado anualmente, o índice é realizado pela organização Social Progress Imperative, responsável pela publicação anual do IPS Global em 170 países desde 2014. O levantamento é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios, focando em resultados importantes para a qualidade de vida das pessoas, mas não inclui indicadores econômicos como PIB.

Segundo a organização, para fazer o cálculo, a pesquisa utiliza dados de fontes oficiais como Ministério da Saúde, Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Anatel e CadÚnico.

No ranking nacional, Juiz de Fora alcançou 67,32 pontos e ocupa a 131ª posição. A cidade se destacou com boas avaliações em áreas como acesso à cultura, lazer e esporte, esgotamento sanitário adequado, políticas para direitos de minorias, empregados com ensino superior, mulheres empregadas com ensino superior e nota média no Enem. No entanto, pontos de atenção incluem a baixa cobertura vacinal contra a poliomielite e a alta taxa de reprovação escolar no ensino médio.

Ao todo, todos os 5.570 municípios do Brasil foram analisados. A cidade que ocupa a melhor posição do país é Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O município alcançou a pontuação de 74,5 em 100. Enquanto o pior desempenho do país foi o da cidade Uiramutã, em Roraima. A cidade obteve 37,6 pontos em 100.

Em Minas Gerais, a cidade que apresentou melhor índice de qualidade de vida foi Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 69,89 pontos. O pior desempenho no estado foi o registrado na cidade Senhora do Porto, na Região do Vale do Rio Doce, com 46,26 pontos.

Municípios com melhor qualidade de vida em Minas

  • Nova Lima – 69.89
  • Caxambu – 69.69
  • Belo Horizonte – 69.62
  • Uberlândia – 69.11
  • Montes Claros – 68.79

Municípios com menor qualidade de vida no estado

  • Novo Cruzeiro – 49.22
  • Catuji – 48.09
  • Ladainha – 47.42
  • São João das Missões – 46.28
  • Senhora do Porto – 46.26

*Estagiária sob a supervisão da editora Carolina Leonel

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.